Índia:a demanda por produtos orgânicos está subindo

A mídia social tem sido fundamental para gerar a conscientização sobre a junk food que consumimos e seus efeitos negativos.

Com frutas, legumes e alimentos carregados de pesticidas, os cidadãos conscientes da saúde recorreram a produtos orgânicos para garantir seu bem-estar.

Um aumento na conscientização geral, juntamente com uma maior exposição internacional, trouxe o foco acentuadamente para a crescente incidência de doenças no estilo de vida nas cidades urbanas, fazendo com que as pessoas se tornassem mais conscientes da saúde. A mídia social tem sido fundamental para gerar a conscientização sobre a junk food que consumimos e seus efeitos negativos. Isto, adicionado às recomendações de um médico ou nutricionista, levou a uma indústria de alimentos orgânicos em expansão.

Saúde preventiva e segurança alimentar são os dois fatores mais importantes que levam as pessoas a optar por alimentos orgânicos.

"O foco tem que ser na construção de confiança sobre este movimento e os produtos. A prática de trazer todos os produtos alimentares não saudáveis, sob o rótulo orgânico irá corroer a autenticidade e genuinidade da categoria orgânica", disse Suresh Menon, proprietário de um mercado orgânico. loja na cidade.

Inúmeras lojas surgiram vendendo produtos autênticos e não adulterados. Muitos até cultivam os produtos "A agricultura biológica é a paixão do meu marido. Ele faz fertilizantes usando resíduos vegetais em casa e só isso é usado em nossos produtos", diz a esposa de Suresh.

A necessidade de qualidade foi tão longe quanto os produtos lácteos. Uma empresa com sede em Chennai lançou recentemente leite fresco da fazenda diretamente da vaca e um modelo de entrega ao domicílio baseado em aplicativo para o mesmo.

O leite, chamado Happy Tales, pode ser encomendado no aplicativo da empresa e os clientes podem escolher a frequência e o local de entrega. Por meio do aplicativo, os clientes também podem indicar detalhes para ignorar a compra de leite caso estejam longe de casa ou possam redirecionar o leite para um endereço diferente durante esses dias.

Os consultores de saúde, no entanto, dizem que, mesmo que a comida seja orgânica, o tempo que ela é consumida desempenha um grande papel na extração de seus benefícios para a saúde. "Se a comida é orgânica ou não, se você comer jantares tardios ou pular uma refeição, por mais saudável que seja, seu corpo não responderá", diz M Manjunath, um instrutor de ioga na cidade.

Essa demanda também se manifestou em restaurantes orgânicos. Vários restaurantes da cidade se multiplicaram nos últimos anos, prometendo usar apenas produtos orgânicos frescos. "De um pequeno número de clientes diariamente, agora atendemos pelo menos 20-30 agora. Houve um claro aumento na conscientização", diz Mutharasan, proprietário do Green Cafe, o primeiro restaurante de alimentos orgânicos da cidade.

Fonte:Deccan Chronicle por Kathelene Antony em 12-08-2018

Leia Mais:

SIGA NOS