Nossos graduados serão líderes reais na agricultura orgânica

Entrevista com Tomasz Janik, diretor do Centro de Educação Ambiental na Polónia Oriental Chmielnik

O Centro de Educação Ecológica da Polônia Oriental é uma escola industrial de primeiro nível com especialização - agricultura orgânica. Nossa escola opera no Santuário de Nossa Senhora em Chmielnik na base atual da Escola Média Social do Vale do Strugu e da Escola de Líderes, modernizada e ampliada no futuro com um segmento de boarding board. Planejamos lançar uma escola industrial de segundo nível (que termina com um diploma do ensino médio), bem como cursos e treinamentos para agricultores e todos os interessados ​​em terras.

Quem é essa escola?

É uma escola de três anos, que prepara os jovens depois de se formar na escola secundária e depois de oito anos de escola primária para a profissão - um agricultor com especial ênfase na produção de culturas e animais orgânicos.

Você está recrutando principalmente jovens da zona rural?

Formalmente, não estabelecemos tais limites. No entanto, é melhor que sejam jovens que já tenham alguma experiência com a agricultura e que queiram lidar com a produção saudável de alimentos no futuro. No entanto, a paixão pelo que um jovem quer fazer também é muito importante. A agricultura biológica exige não só muito conhecimento e habilidades, mas também amor e, claro, um local de trabalho ou fazenda. Existem muitas pequenas fazendas na voivodia de Podkarpackie que não têm prospectos como fazendas altamente comerciais ou fazendas de criação. No entanto, fazendas menores podem lidar muito bem com a produção de alimentos orgânicos. Também requer conhecimento específico. Quando uma fazenda orgânica trará lucros, ela pode ser aumentada pela locação ou compra de terras.

O que você pode aprender aqui?

Criamos um programa desse tipo que nossos alunos, após três anos de aprendizado, poderiam planejar a produção ecológica em sua fazenda, para que pudessem cultivar plantas, frutas e vegetais biologicamente, de modo que pudessem cultivar animais de maneira amigável e ecológica. E o mais importante, que eles não apenas sabem como armazenar e processar suas colheitas, mas também que podem vender e produzir alimentos saudáveis ​​e saudáveis, produzidos e processados.

Então você vai ensinar aos jovens aqui não apenas a agricultura orgânica, mas também alguns negócios?

Uma economia saudável é a base de todas as fazendas. Assim como produtos alimentares saudáveis ​​são a base para uma boa nutrição. A demanda por alimentos saudáveis ​​está crescendo rapidamente não apenas na Europa Ocidental, mas também na Polônia, e consumidores como esses são solicitados por consumidores em todo o mundo. Na França, por exemplo, cerca de um décimo das fazendas operam de acordo com as diretrizes ecológicas, conosco estamos entrando nessa área. E-food também é definitivamente mais saudável. Claro, esse alimento deve ser capaz de produzir.

A produção de alimentos ecológicos também é mais trabalhosa, porque você não pode usar produtos fitofarmacêuticos químicos, mas pode protegê-los de outras maneiras. Esse conhecimento será repassado aos jovens no Centro de Educação Ecológica?

Esse é o nosso objetivo. Nós também queremos que nossos formandos, depois de retornarem da escola para suas fazendas ou fazendas familiares, que no futuro herdarão, foram em seus ambientes verdadeiros líderes no campo da agricultura orgânica moderna.

E como você quer conseguir isso?

Através da experiência Há uma sentença latina tão grande - usus optimus magister - que significa: ação ou experiência é o melhor professor. Em nossa escola, os alunos aprenderão não apenas a teoria da agricultura orgânica moderna, mas também terão aulas práticas de cultivo de plantas e criação de animais. É nas instalações da Sociedade Agroindustrial Regional "Dolina Strugu" que gerimos estufas onde começamos a cultivar tomates orgânicos, pepinos, pimentos, abóboras e os nossos alunos aprenderão a cultivar vegetais saudáveis. Um mínimo de 60% das aulas vocacionais - de acordo com as premissas do programa - será prático.

Qual será a prática?

Os estudantes ganharão conhecimentos práticos também de apicultura e pecuária extensiva. Eles também irão praticar em modernas fábricas de processamento produzindo produtos orgânicos de alta qualidade. Alguns dos estágios terão lugar na fábrica de processamento de frutas e vegetais orgânica Masarnia e Beef Meat Triton, localizada na Błędowa Tyczyńska, na padaria ou na casa de saúde. Gostaria de enfatizar que as aulas dos alunos em estágios reais estão conectadas com o potencial científico e de pesquisa da Universidade de Rzeszów. Pesquisadores desta universidade desde o início da criação da nossa escola nos apoiam substantiva e cientificamente. Graças a isso, nossa equipe e nossos alunos têm a oportunidade de aprender os segredos e usar a experiência e o conhecimento de muitos setores da agricultura orgânica.

De onde surgiu a ideia de onde vem a inspiração?
O nosso Centro de Educação Ambiental da Polônia Oriental, em Chmielnik, tem o nome de São Francisco de Assis, que é chamado o primeiro ecologista sagrado. A inspiração também é a melhor experiência da Sociedade Regional Agroindustrial "Dolina Strugu", desenvolvida ao longo dos anos.

O recrutamento para 2019/2020 já está concluído?

- Nós convidamos você cordialmente. Há também a possibilidade de se matricular em nossa escola durante o recrutamento suplementar. Encorajo os alunos da 8ª ou da 3ª série do ensino médio, bem como seus pais e até avós, que pensam em transferir suas fazendas para mãos dignas, para que possam analisar nossa proposta. Peço-lhe que não adie a decisão até ao final das férias de Verão, para que não fique sem lugares. Convido você para o nosso site do Centro de Educação Ecológica da Polônia Oriental em Chmielnik www.ekocentrum.edu.pl e no Facebook. Você também pode nos visitar em Chmielnik.


JÓZEF LONCZAK2 de julhoatualizado 2 lipca, 10:10

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube