---> Coquetel de fungos pode substituir agrotóxicos



Coquetel de fungos pode substituir agrotóxicos


Coquetel de fungos pode substituir agrotóxicos

Um pesquisador da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (Unesp) pode ter encontrado uma ferramenta ecológica para combater uma das pragas mais comuns no cultivo de flores, frutas e hortaliças. O pesquisador comprovou que certos fungos encontrados normalmente no solo são poderosos inimigos naturais da praga, e podem ser usados como defensivos agrícolas.

As pragas em questão são os nematóides de galha (Meloidogyne spp.), vermes parecidos com minhocas, que medem apenas 1 milímetro. Eles se instalam nas raízes das plantas e provocam o surgimento de caroços que atrapalham a absorção e o transporte de água e de nutrientes, reduzindo o rendimento agrícola em mais de 10%.

O sucesso da pesquisa foi revelado na edição de agosto da revista "Pesquisa" , da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que financiou o projeto. O agrônomo Jaime Maia dos Santos, que conduziu o estudo, criou um coquetel de cinco fungos para combater a praga em plantas infestadas.

Cada fungo ataca o nematóide de uma forma diferente e, às vezes, em estágios distintos da vida do parasita. Um deles perfura e destrói os ovos; outro produz redes adesivas para capturar os vermes e assim por diante.

Testes preliminares mostraram que a produtividade de canteiros tratados com a mistura foi no mínimo 30% superior ao normal. A área tratada também rendeu flores maiores e com hastes de melhor qualidade. Por enquanto, o produto só foi testado em plantações dentro de estufas, e obteve sucesso no cultivo do crisântemo. Os cientistas esperam que o coquetel possa ser usado em plantas ornamentais e hortaliças em geral.

Se tiver sua eficácia comprovada, o método deve permitir um controle biológico das pragas sem recorrer a produtos químicos. Os nematicidas tradicionais, além de caros, causam danos ao ambiente.

fonte:LabConsS - www.ufrj.br/consumo


Leia Mais:


Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Cardoso e L&C Soluções Socioambientais.

Siga-nos Twiiter rss Facebook "Whatsapp 88 99700 9062" Googleplus