Fruticultura sustentável no Cerrado goiano

A Cooperativa de Agricultura Familiar de Itapuranga (GO) foi contemplada pelo Programa Petrobras Fome Zero com o projeto "Fruticultura Sustentável no Cerrado Goiano". O projeto tem como objetivo gerar renda de forma sustentável para 25 famílias direta e 216 indiretamente. Além de capacitar jovens e adultos que trabalham na agricultura familiar.

O anúncio vai acontecer no próximo dia 27 de julho, às 19 horas, na sede da AABB de Itapuranga/GO e é promovido pela Cooperativa de Agricultura Familiar da cidade.

O PROJETO

O projeto "Fruticultura Sustentável no Cerrado Goiano" foi aprovado no início de 2007 em uma seleção feita entre vários projetos nacionais. É uma proposta realizada através das parcerias com a prefeitura municipal de Itapuranga, Agenciarural, empresas da região, Conab e Universidades Estadual e Federal de Goiás.

Serão liberados R$ 533 mil, destinados a investimentos na reforma e ampliação da agroindústria de beneficiamento de frutas de Itapuranga. A cidade possui hoje 2020 propriedades rurais. Desse total, 1.600 direcionam as atividades à agricultura familiar, e dessas, 86% são direcionadas à produção de frutas, principalmente banana, mamão e maracujá. Serão desenvolvidos no município, dois experimentos de cultivo de uva.

A reforma e ampliação da agroindústria terá início no mês de agosto, e de acordo com a organização, até novembro estará concluída e operando. A produção tem inicialmente como meta atender ao mercado interno. A indústria irá beneficiar outros municípios da região.

Itapuranga fica a 154 quilômetros de Goiânia e tem como fontes econômicas, a produção leiteira e de frutas.

FONTE: Site Agrosoft em 18/07/2007

Leia Mais:

Mais notícias   Associe-se