Produtor de fertilizantes orgânicos participará da Biofach América Latina


A alta do preço dos fertilizantes derivados de petróleo atinge toda produção agrícola. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em um ano (de junho de 2007 a junho de 2008) o insumo subiu 83,2% no atacado. Essa é a maior elevação de preços desde o início do Plano Real, em 1994. Como forma de driblar a alta, os fertilizantes orgânicos têm sido uma opção viável e que já é adotada por produtores brasileiros e internacionais.

A Ipirapar Comércio de Fertilizantes é uma produtora nacional de corretivo, mantenedor de solo e de adubo orgânico, que participará entre os dias 23 e 25 de outubro da Biofach América Latina, a maior feira do setor que acontece no Brasil. “Queremos aproveitar o momento para divulgar nosso produto e fazer contatos com compradores estrangeiros, principalmente da Europa e da África”, explica João Paulo Godinho.

A empresa irá expor no estande do Projeto Organics Brasil - desenvolvido em parceria pelo Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com objetivo de fomentar a comercialização dos produtos orgânicos nacionais no mercado externo.

Segundo Ming Liu, coordenador executivo do Organics Brasil, a venda de fertilizantes orgânicos é mais um desafio para o país. “No início os compradores internacionais tinham a imagem de que o Brasil produzia apenas frutas e verduras orgânicas. Com o passar do tempo, os cosméticos e a moda ganharam credibilidade e mudaram essa visão do país. Agora, temos produtores de insumos, como a Ipirapar, que buscam o mesmo reconhecimento no mercado externo”.

Ming Liu comenta que a alta dos fertilizantes convencionais representa uma boa oportunidade de crescimento para os fertilizantes orgânicos: “A previsão é que a elevação dos preços dos adubos continue em 2009 e, em conseqüência, os custos de produção vão aumentar. O conceito do fertilizante orgânico, aliado a essa chance do mercado, pode trazer ótimos resultados, tanto para os fabricantes do insumo como para os agricultores que optarem por essa alternativa”.

A Biofach América Latina será no Transamérica Expo Center (Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro), das 11h às 20h.

Fertilizante Orgânico: É um composto natural formado por diversos minerais, que com sua solução libera os nutrientes para as plantas de maneira gradativa, sem agredir o meio ambiente. | www.organicsbrasil.org

Fonte: Revista Fator em 22-10-2008


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+