Feira de orgânicos da Uniara passa a ser na Praça do Daae

Projeto é realizar um esforço conjunto para expandir o consumo de alimentos saudáveis por parte da população araraquarense

A tradicional feira de alimentos orgânicos e artesanais da "Roça para a Mesa", promovida pelo programa de pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente da Universidade de Araraquara (Uniara), passará a ser realizada todas as terças-feiras, das 15h30 às 20h, na praça do DAAE, que fica na Avenida Napoleão Selmi Dei, na Fonte Luminosa, em Araraquara.

Antes a feira ficava na unidade da Uniara do centro. Agora, ela muda de lugar, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria de Agricultura e o Departamento Autônomo de Água e Esgoto DAAE. O objetivo é realizar um esforço conjunto para expandir o consumo de alimentos saudáveis por parte da população araraquarense.

A feira completa dois anos este mês oferecendo alimentos orgânicos frescos para a população. De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente da UNIARA, Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante, todos os envolvidos ganham com a parceria, que mostra a vontade política da Prefeitura e da reitoria em reconhecer os esforços da universidade em produzir conhecimento que possa ter consequências benéficas para a qualidade de vida da população. "Esta parceria só é possível pelos esforços dos produtores em cultivar frutas, verduras e legumes sem agrotóxicos ou fertilizantes químicos. Também há uma grande variedade de alimentos processados, todos geralmente de maneira artesanal, como pães, bolos, compotas de doces, geleias e temperos", concluiu a professora.

A coordenadora de Agricultura, Silvani Silva, ressalta que a parceria vai facilitar o acesso da população a mais uma feira com alimentos saudáveis. "Nós temos feiras espalhadas pela cidade durante toda semana e essa parceria vai disponibilizar mais um local para a população que busca uma alimentação mais saudável", destacou.

Para o diretor de Gestão Ambiental do Daae, Hélton Galvão, a promoção dessa feira incentiva a produção e consumo de orgânicos na cidade. "O fato de termos um espaço dedicado à comercialização desse tipo de alimento estimula os produtores a buscarem práticas mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, fomenta o consumo por parte da população", acrescentou Hélton.

Fonte: Acidadeon/Aaraquara.com em 06/08/2018

Leia Mais:

SIGA NOS