Fazenda orgânica Wackenberg Wiesbach


No caminho para a fazenda ecológica

Wiesenbach. No Wackenbergerhof em Wiesbach muitas coisas mudaram. Para o benefício do homem e da natureza.

Novas formas, que na verdade não são tão novas, são tomadas pela família de fazendeiros Dörr, que dirige o Wackenberger Hof em Wiesbach. Eles estão liderando o caminho da agricultura tradicional com altos custos e todas as conseqüências que resultam, em direção à agricultura ecologicamente orientada. "Nós nunca nos arrependemos, mesmo que a mudança não tenha sido fácil", todos concordam.

Quatro anos atrás, Matthias e Hiltrud Dörr perceberam que "as coisas não podem continuar assim". Ao longo de muitos anos, o agricultor Matthias Dörr e sua equipe têm operado a agricultura convencional com rotação de culturas rápida e poucas colheitas. Houve também uma criação de porcos, mais tarde movida apenas para engorda de porco. "Quando percebemos que, com a venda da carne, nem sequer conseguimos cobrir os custos de alimentação, energia e pessoal", este foi finalmente o fator decisivo para a mudança, "a princípio apenas mentalmente", em direção à gestão ecológica. Em 2011, os últimos porcos foram vendidos. A criação de porcos mostrou, segundo Matthias Dörr, que a agricultura convencional leva a um beco sem saída. Dörr tornou-se membro da associação de agricultura biológica e a sua exploração foi certificada em conformidade com a Eu-Öko-Verordnung. Anualmente, são verificados se todos os acordos contratuais também são cumpridos de acordo com a portaria.

Com a decisão deles, a família de fazendeiros Dörr está obviamente no lugar certo. De acordo com um relatório do Ministério Federal da Alimentação e Agricultura, a agricultura orgânica na Alemanha cresceu significativamente em 2017 também. Isso continua a tendência positiva. A área cultivada organicamente cresceu quase dez por cento. O número de fazendas orgânicas também aumentou em 8,3 por cento. A Ministra Federal da Alimentação e Agricultura, Julia Klöckner, disse em julho que a agricultura biologicamente baseada e convencional são culturas que podem existir juntas, não uma contra a outra. Quer um agricultor trabalhe ecológica ou convencionalmente, todos podem decidir pelo seu próprio funcionamento. De acordo com Klöckner, coube às condições do quadro político ver se a política diminuía os obstáculos e incentivava os agricultores a seguir o caminho da agricultura biológica. A demanda por produtos orgânicos também está crescendo de forma constante.

Isto é confirmado por Hildtrud e Matthias Dörr, que comercializam seus produtos diretamente. Na área de entrada de sua fazenda é uma pequena casa onde a família vende seus produtos. Além disso, existem outras empresas na área, que assumem os produtos do Wackenberger Hof. Os ovos das 950 galinhas criadas ao ar livre, cereais, frutas e legumes são produzidos na fazenda. "Estamos satisfeitos por recebermos muitos comentários positivos de nossos clientes", relata Hildtrud Dörr. Isso te faz coragem.

No passado, a planta plantou colza, trigo, grão e batata. Hoje, a oferta se expandiu significativamente. Aveia, espelta, centeio, agrião, lentilha, ervilha, vagem e muito mais constroem os Dörrs. Essa diversidade também os torna mais independentes. "Se um ano ruim para o trigo afetar a colheita, isso nos prejudicará menos do que antes porque plantamos muito mais produtos. Se uma safra de trigo ruim antes da mudança reduziu nossas vendas em cerca de um terço, hoje é apenas talvez um quinto ou sexto. Além disso, economizamos enormes quantidades de fertilizantes e pesticidas. Tornamos nossa operação à prova do futuro ", diz Dörr, não sem orgulho. Os filhos Jonas (31) e Johannes (28), que estão envolvidos no projeto "Ökobauernhof Wackenberg", também reconheceram isso.

Fonte:Saarbrücker Zeitung em 31 de agosto de 2018 <https://www.saarbruecker-zeitung.de/saarland/neunkirchen/eppelborn/ein-oeko-bauernhof-in-wiesbach-geht-neue-wege_aid-32279749>

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube