Pequenos agricultores vão produzir biodiesel no RS

 

Agricultores de 21 municípios do noroeste do Rio Grande do Sul ligados à Via Campesina vão montar uma cooperativa para a produção de biodiesel. O projeto foi apresentado na sexta-feira, em Palmeira das Missões, e obteve o apoio dos prefeitos da região, que prometem usar o combustível no transporte escolar, e de representantes do Banco do Brasil, que pode financiar a construção da usina. As próximas fases são o detalhamento técnico e a viabilização financeira do empreendimento.

Um dos coordenadores do Movimento dos Pequenos Agricultores, Romário Rossetto, diz que a produção de biodiesel vai aumentar a renda de 21 mil famílias da região que vão destinar partes das colheitas de girassol, mamona, amendoim, soja e canola para a fabricação do combustível. "Há oferta de matéria-prima para uma fábrica de 500 mil litros por dia e há demanda para isso na região", calcula Rossetto.

O consultor José Walter Bautista Vidal, incentivador do Proálcool nos anos 70, quando era secretário da Ciência e Tecnologia do governo Ernesto Geisel, entusiasmou os agricultores ao dizer que o Brasil poderá ser para o biodiesel o que a Arábia Saudita é para o petróleo, com a vantagem de ter matéria-prima renovável.

Fonte:Agência Estado em 18 de abril de 2005


Leia Mais:



SIGA NOS

-->