Proliferção de Alimentos Orgânicos confunde Consumidor, Revela Estudo

 

Um estudo da Consumers International - entidade britânica sem fins lucrativos com 250 organizações afiliadas em 115 países - constatou que rótulos usados pela indústria alimentícia para promover o caráter ambientalmente responsável de produtos costumam ser "vagos, desprovidos de significado, sem transparência e carentes de padrões e/ou verificação por terceiros".

Segundo o boletim The Green Business Letter, o relatório afirma que tal prática muitas vezes "complicou a escolha [pelo consumidor] e, com isso, impediu mudanças no comportamento do mercado que poderiam ter impacto positivo sobre a promoção do desenvolvimento sustentável". Um exemplo dessa confusão estaria no elevado número de selos de certificação de alimento orgânico na Europa e nos EUA, cada qual seguindo um padrão distinto.

A Consumers International propõe uma maior clareza nos rótulos, a melhor fiscalização de normas existentes para erradicar argumentos infundados e a verificação da autenticidade daquilo que é alegado por uma terceira parte. O grupo pede ainda mais informações e instrução do público sobre padrões de rotulagem de alimentos.

fonte : The Green Business Letter<http://www.greenbizletter.com>


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+