logomarca

Beali, um sucesso argentino na exportação de espargos orgânicos

ilpf

Matias Cabrera e Franco Gervan são dois empresários argentinos que alcançaram sucesso comercial com a produção de frutas e vegetais orgânicos para exportação. A Beali, a empresa que administram, tem 52 hectares certificados pelos regulamentos dos Estados Unidos e da União Europeia (UE), distribuídos em campos nas cidades de Alijilan e Manantiales, a leste da província de Catamarca.

Há poucos dias, ambos participaram do Centro de Convenções de Buenos Aires (CEC), no Argentina Exporta Forum 2019, que aconteceu de 23 a 24 de maio. Lá eles se encontraram com o Secretário de Agronegócios da Nação, Luis Miguel Etchevehere, e discutiram o progresso de seus projetos.

"Tudo começou em 2016, quando, graças a um golpe de sorte, eles assinaram um contrato para vender aspargos orgânicos frescos para a Holanda", disse Cabrera. "É claro que, antes de aceitar o contrato, fizemos testes e conduzimos pesquisas para corroborar que poderíamos cumprir o que nos foi pedido. Hoje somos continuamente monitorados por organizações como a Organização Internacional Agrícola (OIA) que certifica a qualidade do produto. ", Disse Gervan.

"Essa cultura nos ajudou a entender o impacto social na área: nossa produção está localizada em uma pequena cidade onde as pessoas estavam acostumadas a trabalhar com tabaco, uma cultura que está sendo deslocada na área. O aspargo é muito intenso e há muito mão de obra qualificada em Catamarca que é subutilizada ", acrescentou Gervan. "70% dos nossos funcionários são mulheres chefes de família", acrescentou. A empresa vai gerar entre 70 e 90 empregos durante a temporada de colheita e embalagem, que terá início no final de agosto e durará até meados de novembro. Em setembro eles farão o primeiro embarque para a Holanda.

Em 2018, e no marco do lançamento do Plano de Exportação da Argentina, Matias e Franco foram convidados por Mariano Mayer, Secretário de Empreendedores e PMEs, para participar do evento. Lá, eles tiveram a oportunidade de conhecer o Presidente Macri e puderam explicar o projeto que estão realizando.

Fonte: infobae.com em 04-06-2019

Leia Mais: