PRONATURA 2002 - Feira quer popularizar produtos orgânicos


A Pronatura 2002 reúne de 9 a 13 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, os principais fornecedores de alimentos orgânicos do País. Paralelamente, a promotora Francal Feiras promove a Nutricional 2002, também aberta ao consumidor final.

A expansão do mercado de produtos orgânicos, que movimenta no Brasil pelo menos R$ 200 milhões e cresce à taxa de 50% ao ano, segundo números do Instituto Biodinâmico (IBD), será refletida nas novidades da Feira Internacional de Fitoterápicos, Orgânicos e Produtos Naturais, a Pronatura. O evento, promovido pelo quinto ano consecutivo pela Francal Feiras e Empreendimentos, acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, de 9 a 13 de outubro, das 13 às 21h.

Os expositores da Pronatura, bem como as principais entidades certificadoras de produtos orgânicos - como a Associação de Agricultura Orgânica (AAO), além do próprio IBD -, investem na feira com o propósito de popularizar o consumo desses alimentos e intensificar a relação entre o consumidor e os grandes, pequenos e médios produtores.

A relativa baixa procura por produtos orgânicos no varejo está entre os fatores principais que justificam seu preço mais elevado em comparação aos gêneros agrícolas convencionais. A presença de um público estimado em 20 mil pessoas na feira e o apelo que o evento oferece à mídia e à sociedade como um todo são armas importantes para reverter este quadro, na opinião de empresas e entidades participantes.

Sinal de que ainda há muito a ser explorado no potencial de consumo do brasileiro é o fato de ainda uma minoria da produção ser destinada ao mercado interno. Apesar de o crescimento do segmento brasileiro de orgânicos ser superior ao da União Européia e dos EUA - onde o setor se desenvolve em média 20% a 30% ao ano -, 70% da produção nacional é exportada.

Além dos orgânicos, a Pronatura apresenta também as novidades da fitoterapia e de produtos naturais em geral. Simultaneamente, e no mesmo espaço, acontecerá a estréia da feira Nutricional, que envolve fornecedores de alimentos funcionais, diet e light, suplementos, simbióticos e outros.

A Pronatura e Nutricional são feiras abertas ao público, mediante o pagamento de R$ 5,00. Profissionais e empresários que apresentarem comprovação de vínculo com os setores envolvidos no evento não pagam, assim como crianças de até dez anos e adultos com mais de 65 anos. Mais informações ao público pelo fone 11-4191.8188 (e-mail [email protected]).

fonte Jornal Cruzeiro do Sul em [ 24/08/2002 - 02:11 ]

 


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+