Novas técnicas para evitar fraudes com produtos orgânicos

Paralelamente à expansão dos produtos orgânicos, também houve um aumento no número de casos de produtos convencionais que tentam passar como orgânicos. Para evitar essa forma de fraude, uma equipe de pesquisa desenvolveu um método para detectar o uso de pesticidas durante o cultivo.

No entanto, as coisas não são tão simples assim. A mera detecção deste tipo de produtos na superfície de frutas ou vegetais não significa necessariamente que a fraude tenha sido cometida, pelo menos voluntariamente, uma vez que também pode ter sido um caso de contaminação acidental. Ao mesmo tempo, certas substâncias não detectadas não garantem que a cultura atenda aos requisitos para ser considerada orgânica. Também pode haver um mascaramento de práticas fraudulentas com pesticidas facilmente laváveis.

Neste contexto, os pesquisadores desenvolveram uma técnica que permite a detecção dos metabólitos secundários que aparecem com o uso de pesticidas.

Se cultivadas com pesticidas, as plantas absorvem essas substâncias e as incorporam em seus tecidos. Ao fazer isso, eles geram compostos que são chamados de metabólitos secundários; modificações dos compostos originais que estão integrados na planta.

Através do uso de técnicas complexas, como cromatografia líquida de ultra-alta eficiência e espectrometria de massa de alta resolução, traços moleculares e evidências do uso de pesticidas durante o cultivo podem ser detectados. O interessante é que esses traços estão presentes nas folhas e nos frutos, mas também nos produtos derivados.

Fonte: Yahoo Noticias em 18/06/2019


Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube