Setor de produtos orgânicos cresce 20% ao ano em MG

Uma pesquisa feita por especialistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater) aponta que o setor de produtos orgânicos no estado cresce 20% ao ano. Só na região Sul de Minas, são oito associações e 120 produtores certificados.

Em Pouso Alegre (MG), está sendo comemorada a 8ª Semana dos Alimentos Orgânicos. Uma feira foi montada na Praça Senador José Bento para esclarecer aos consumidores sobre a qualidade e os benefícios ambientais e sociais dos produtos sem agrotóxicos.

“É muito importante divulgar os benefícios dos alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos. O preço pode ser um pouco mais caro, mas compensa porque é um investimento em saúde”, explica o produtor e expositor Vicente de Paulo Silva.

O meio ambiente também é beneficiado com o crescimento na produção de alimentos orgânicos. O produtor José Antônio de Souza cultiva produtos orgânicos há seis anos e afirma que a vida no sítio é outra após a mudança.

“Sem utilizar agrotóxicos alguns animais da região retornaram ao sítio. Além de não prejudicar a nossa saúde e o meio ambiente, a valorização do produto é muito maior no mercado”, conta o produtor.

Atualmente a área plantada no Brasil chega a um milhão e meio de hectares. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o brasileiro gastou no ano passado mais de R$ 1,1 bilhão na compra de produtos orgânicos.

Fonte: G1 em 31/05/2012


Leia Mais:



SIGA NOS

-->