Faculdade de Direito da UFPR auxilia produtores de orgânicos com o projeto EKOA


O vídeo de hoje da série Universidade Além dos Muros – criada pela APUFPR-SSind para destacar a influência positiva de trabalhos dos docentes da Universidade Federal do Paraná na sociedade, por meio da tríade pesquisa, ensino e extensão – vai visitar a feira orgânica do Passeio Público para mostrar um lado pouco conhecido dela.

Tekoá” é um termo guarani que não significa apenas “aldeia guarani”, mas também “lugar de ser guarani”. É uma relação mais íntima com o espaço, que marca a habitação, além da profunda e ancestral relação das comunidades com a natureza e a terra. Inspirada nessa palavra, e também no verbo “ecoar”, a professora Katya Regina Isaguirre Torres, do Departamento de Direito Público da Universidade, uniu dois outros projetos e criou o EKOA – Direito ambiental para [email protected].

Junto com estudantes do curso de Direito da UFPR e em constante diálogo com os agricultores, o EKOA lida com questões como regularização da terra de pequenos agricultores, conflitos entre comunidades tradicionais e legislações ambientais antiquadas, e pesquisas sobre como o judiciário historicamente pune (ou não) casos de envenenamento do agronegócio. O projeto já conquistou vitórias, como a cooperativa dos produtores de orgânicos.

Um destaque do EKOA é que as soluções são criadas de modo horizontal, sempre com demandas vindas diretamente da comunidade. Saiba mais sobre as várias frentes de atuação desse projeto assistindo ao nosso vídeo!

Fonte: APUFPR-SSind


Leia Mais:



SIGA NOS

-->