Emater implanta horta orgânica no Lar São Domingos


Com o apoio do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), crianças e adolescentes assistidos pelo Lar São Domingos aprenderam sobre educação ambiental, práticas agroecológicas e participaram do processo de plantio de horta orgânica. 

A atividade foi iniciada em sala de aula, com curso ministrado ao longo de dois dias pela coordenadora de Projetos da Emater, Maria da Guia Fonseca, para mais de 100 alunos da instituição social, acadêmicos do curso de Nutrição da Faculdade Estácio e profissionais do Lar São Domingos e concluída na segunda-feira (12), com aula prática nos turnos da manhã e tarde. 

Durante a prática, os jovens puderam preparar o solo e plantar sementes e mudas das hortaliças. 

De acordo com Maria Fonseca, a iniciativa foi desenvolvida após pedido do Lar São Domingos para que a Emater pudesse implantar uma horta com o objetivo de a horta pudesse ser implantada de maneira qualificada e com capacitação e orientação em relação ao manejo baseado nos princípios agroecológicos. 

“Atendendo à demanda da instituição, elaboramos o conteúdo teórico para contribuir com o projeto pedagógico, com a finalidade de ser um instrumento de atividade didática no ensino de práticas agrícolas e destinação da produção para alimentação escolar”, ressaltou a coordenadora. 

A horta será um reforço para complementar as refeições diárias das crianças e adolescentes assistidos, enriquecendo o valor nutricional do cronograma alimentar. 

Segundo a coordenadora pedagógica da instituição social, Liliane Araújo, o Lar São Domingos depende 100% das doações para atender a mais de 500 crianças e, com o desenvolvimento da horta, poderá incrementar a produção das refeições. 

Sobre o benefício, a acadêmica de Nutrição e voluntária da Faculdade Estácio, Cláudia Cunha, explicou que o intuito é atender, principalmente, a uma demanda imediata por folhosos, possibilitando que a salada, que envolve produtos de saturação mais rápida como alface, cebolinha, rúcula, coentro e couve folha, esteja presente no cardápio da instituição todos os dias. 


Leia Mais:



SIGA NOS

-->