Desafio do biodiesel é necessário Editorial
Da equipe do JC

Constitutir uma política de implementação efetiva de uma usina de produção de biodiesel no Amazonas é um desafio premente, que deve ser enfrentado com planejamento, para que, no futuro, não se perceba que a estratégia de desenvolvimento do setor no Estado foi falha.

Montar um sistema de desenvolvimento da produção do biodiesel no Estado do Amazonas é uma necessidade. O combustível mais comum e conhecido (petróleo) tem ficado escasso e caro com o passar dos tempos e a evolução dos processos de dinamização da economia local. Por conta disso, e já que vivemos em uma região rica em biodiversidade vegetal (entre outras), faz mister que os governos federal e estadual se sensibilizem para a proposta, que inclusive está sendo muito bem executada no vizinho Pará.

O caso é: montar um sistema de produção que atenda às expectativas da população amazonense. Tecnologia e conhecimento para isso existem. Falta mesmo é investimento nos grupos certos e abertura de projetos com pessoas que conheçam a realidade amazônica, sobretudo no tocante à produção energética por meio do bioma.

“O governo é responsável por esta situação, que coloca em risco o processo de formação dos studantes, demonstrando
sua incompetência

Fonte: Jornal do Commercio, Manaus, em 16/11/2005

Página Anterior   Associe-se  
Rodapé