Técnica é mais segura e econômica

O controle biológico é um método natural, baseado no fato de que todo animal tem um inimigo na natureza.

Através desta técnica, a população de pragas é regulada pelos próprios inimigos naturais, sem a utilização de defensivos e produtos sintéticos.

A dispensa dos agrotóxicos favorece a diversidade ecológica, reduz o aparecimento de novas pragas e a ressurgência de parasitas secundários, segundo a pesquisadora, engenheira agrônoma e entomologista da Epagri, Janaína Pereira dos Santos.

A opção pelo controle biológico é mais barata, porque reduz os custos de produção com defensivos agrícolas e permite aos produtores maiores lucros. A Epagri doa aos pequenos e médios agricultores as folhas de feijão infestadas pelo ácaro-predador.

Para realizar o controle biológico do “praga”, basta que os produtores ajeitem as folhas de feijão entre as folhas dos pés de maçã, pêra, laranja, pêssego ou nos cultivos de hortaliças.

Grandes empresas brasileiras costumam manter laboratórios e salas de criação de ácaros para a realização do controle biológico nos pomares.

 

Fonte:
28 de setembro de 2009 | N° 8575AlertaVoltar para a edição de hoje
FRUTICULTURA

diario catarinense

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2667539.xml&template=3898.dwt&edition=13213&section=1333

++++++++++++++++++++++++++++++++++

 

Mais notícias   Associe-se