IMG-LOGO

IMG


GEOPLAN mostra resultados do controle biológico de pragas com aplicação via Drone
2 de março de 2020 0 Por DANIEL
Não-Me-Toque/RS, março de 2020. O controle biológico de pragas em lavouras de qualquer tamanho é uma realidade e custa até 30% menos que o controle tradicional com agrotóxicos. No Rio Grande do Sul, é a GEOPLAN, empresa do engº Agrônomo e produtor rural, Cristiano Gotuzzo, que tem obtido resultados sistemáticos. A empresa está apresentando, no estande da CCGL, estes e outros resultados na 21ª edição da Expodireto, em Não-Me-Toque/RS.

Sobre os resultados, por exemplo, na safra anterior (2018/2019) a Geoplan realizou o controle de pragas com aplicação de agentes biológicos via drone em 10 propriedades produtoras de milho e soja, em municípios da Região Sul do RS. Foram mais de 1,5 mil hectares, onde registraram 100% de resultado, sem incidência de praga.

Na atual safra (2019/2020), o espectro aumentou. Foram cerca de 40 propriedades e mais de 4 mil hectares, pelo estado do RS, que aderiram ao manejo biológico de controle de praga, ecologicamente sustentável e que preserva o meio ambiente. “Ou seja, o produto final é de qualidade superior, tem o mesmo nível de resultado de produção na comparação do manejo com químicos”, explica Gotuzzo.

Além disso, tem três grandes diferenciais competitivos: não agride o meio ambiente, o produto final é saudável, e impactada, positivamente, o valor final do custo da produção. Ou seja, o produtor gasta muito menos. “Na comparação, o uso de controle com agrotóxico custa, em média, R$ 50,00 a aplicação e precisou, nesta safra, ser realizada pelo menos de 3 a 5 aplicações em lavouras de milho. Já nas propriedades com o manejo de controle biológico de pragas, a aplicação custou R$ 40,00 e precisou ser realizada apenas uma vez”, afirma Gotuzzo.


Recentemente, a GEOPLAN participou de um estudo da CCGL que, em parceria com a Setrem e a Bioin, fizeram pesquisa do controle de pragas, com aplicação de agentes biológicos via drone, em milho. Os resultados desse estudo serão divulgação pela CCGL na Expodireto 2020.

SOBRE A GEOPLAN – Fundada em 2006 no município de Piratini, pelo Engº Agrônomo Cristiano Gotuzzo, produtor rural, instrutor do SENAR-RS e consultor do Programa Juntos para Competir. A empresa iniciou prestando serviços de Agrimensura e Georreferenciamento de imóveis rurais e Projetos Agropecuários. E, desde 2008, quando iniciou parceria com o SENAR, o foco foi para a consultoria técnica em pecuária de corte em planejamento forrageiro. Nos últimos anos, se especializou em Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária e Controle Biológico de Pragas em Lavouras de soja e milho com uso de drones.

Agro Press

http://jornaldiadia.com.br/2019/2020/03/02/geoplan-mostra-resultados-do-controle-biologico-de-pragas-com-aplicacao-via-drone/


Leia Mais: