Dia de Campo' visa divulgar modelo em que consumidores subsidiam agricultura orgânica

Evento do CSA-Raízes será neste domingo e finaliza a 1.ª etapa do grupo

A CSA-Raízes promoverá neste domingo (9), a partir das 9h, o "Dia de Campo", um encontro para os interessados em participar do CSA, em Bauru. O evento, que finaliza a primeira etapa da formação desse grupo, será no Sítio da Eneida (próximo ao Lago Sul) e contará com palestras sobre o modelo de trabalho e um café da manhã comunitário.

De acordo com um dos incentivadores do projeto, o biólogo Luis Gustavo Patricio Nunes, o CSA é um grupo fixo de consumidores que se compromete, por um ano (em geral), a cobrir o orçamento anual da produção agrícola. Em contrapartida os consumidores recebem os alimentos produzidos pelo sítio ou fazenda sem outros custos adicionais.

"O produtor sabe que, quando colher, não haverá prejuízo porque os alimentos já terão destino certo. É um relacionamento em que os alimentos perdem o preço e passam a ter valor. Óbvio que isso fica mais barato para o consumo e para a produção", explica. "A sigla, a grosso modo, quer dizer Comunidade que Sustenta a Agricultura, no sentido de apoio", comenta Luis Gustavo.

Luis Gustavo ainda destaca que este encontro finaliza a primeira etapa do grupo do CSA-Raízes que está em fase inicial e já conta com cerca de 50 famílias. "Mas ainda esperamos que mais pessoas se interessem pelo projeto e participem do encontro, que terá palestras falando sobre as propostas do projeto e o processo que nos levou a fechar o primeiro grupo", diz.

Os interessados ainda são convidados a levar alimentos para um café comunitário. "A ideia é compartilharmos e socializarmos", finaliza Luis Gustavo.

Vale ressaltar que o CSA-Brasil começou o seu trabalho no ano de 2011 e, hoje, há sítios com esse modelo de trabalho em mais de 100 localidades pelo País.

SERVIÇO

O "Dia de Campo" será no domingo, dia 9, às 9h, no Sítio da Eneida. Das 8h30 às 8h50, o grupo se reunirá em um ponto de encontro, no Canil da Polícia Militar (logo após a entrada do Lago Sul) para seguirem juntos ao sítio.

Quem desejar conhecer mais sobre o projeto, basta acessar o site do CSA-Brasil pelo http://www.csabrasil.org/csa/ ou pelo telefone (14) 99194-1272 (falar com Gustavo).

Fonte:JC em 07/12/2018 por 'Ana Beatriz Garcia

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebookYoutube"Whatsapp 88 9700 9062"Instagram