DF regulamenta uso de composto orgânico de lixo

 

Foi publicada nesta terça-feira (12), no Diário Oficial do Distrito Federal, a primeira norma que regulamenta a produção, distribuição e aplicação do composto orgânico de lixo na agricultura. A norma foi elaborada por órgãos ligados ao meio ambiente e coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma).

A resolução estabelece, ainda, procedimentos para distribuição, uso e monitoramento do composto orgânico de lixo. O insumo pode ser usado na agricultura, florestamento, reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, pesquisa e geração de outros produtos. O objetivo é trazer benefícios e evitar riscos à saúde e ao meio ambiente.

Com a resolução, os agricultores terão mais segurança na utilização do composto orgânico de lixo. Além disso, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) — órgão responsável pela distribuição do adubo — deverá fornecer aos adquirentes folhetos informativos sobre a forma correta de usar o composto.

O composto orgânico pode ser adquirido no SLU, Ed. Venâncio 2000, bloco B-50, 9º andar, por R$ 27 reais a tonelada. Mais informações pelo telefone: (61) 3348-7801.

Ao todo, foram realizadas 37 reuniões com a finalidade de elaborar o material. O Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal (Conam-DF) aprovou a resolução no dia 15 de dezembro.

Fonte: Agência Brasília em 13/01/2010


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+