Compostagem Urbana: porque o orgânico também é reciclável!

 

Evento na Câmara Municipal de São Paulo discutirá políticas públicas para a compostagem

Todos os dias a cidade de São Paulo descarta aproximadamente 20 mil toneladas de lixo. Metade desse volume é formada por resíduos orgânicos, principalmente restos de alimentos e resíduos de poda e capinação. O material é transportado por quilômetros e enviado aos aterros sanitários.

Todo esse ‘lixo’ poderia ser reciclado por meio da compostagem e gerar uma economia de quase R$ 500 milhões ao ano para o município, segundo um levantamento feito pelo Composta São Paulo em 2017.

Na capital paulista já existem dois exemplos de melhor destinação para este resíduo em grande escala. Nas regiões da Lapa e da Sé funcionam dois pátios de compostagem, onde o material orgânico coletado em feiras livres é transformado em adubo, que é destinado para uso no plantio em áreas públicas.

No Seminário ‘Compostagem Urbana: porque o orgânico também é reciclável!’, realizado pelo mandato da vereadora Soninha Francine, falaremos sobre como os resíduos orgânicos têm sido tratados na nossa cidade, além de discutir políticas públicas para melhorar esse sistema. O evento será no dia 22 de outubro, segunda-feira, das 14h às 17h.

O evento é parte da #SemanaLixoZero realizada em São Paulo pelo Instituto Lixo Zero Brasil, a Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade e a Casa Causa, de 19 a 27 de outubro. Mais de 50 cidades do país realizarão ações semelhantes com eventos e atividades gratuitas promovidas por voluntários.

SERVIÇO

Seminário Compostagem Urbana: porque o orgânico também é reciclável!

Quando: 22 de outubro, das 14h às 17h

Onde: Câmara Municipal de São Paulo

Endereço: Viaduto Jacareí, nº 100, Bela Vista – São Paulo, 1º subsolo, sala Sérgio Vieira de Melo.

Acesse o evento no Facebook.

SOBRE A SEMANA

O Lixo é um grande problema! E esse problema é de todos nós, até porque, a maior parte dele, o plástico, o vidro, o papel e os resíduos orgânicos, são na verdade uma grande riqueza. Mas o que fazer? Qual o papel do poder público e qual o nosso como cidadãos?

A Semana Lixo Zero foi criada para discutir essa questão e o conceito do #LixoZero em diversos segmentos da sociedade. Porque na escola o lixo é diferente do hospital, que é diferente da indústria têxtil, que é diferente da construção civil e assim por diante.

Saiba mais em https://semanalixozero.com.br/.

Fonte:Envolverde em 16-10-2018 por Alice Marcondes

Leia Mais:

SIGA NOS