Como é o processo de certificação de uma propriedade de leite orgânico?

A demanda por produtos orgânicos tem crescido a cada ano. No Brasil, a demanda pelo leite orgânico é maior do que a oferta.

Para ser orgânico, o leite deve ser produzido respeitando-se todas as exigências descritas na Instrução Normativa 46. Esse processo precisa ser certificado.

Como é feito o processo de certificação de uma propriedade de leite orgânico?

Confira abaixo:

1) Escolha de uma certificadora

É necessário uma empresa certificadora para certificar o processo. Não basta produzir um produto seguindo as exigências para a produção orgânica se não tiver uma certificação.

2) Visita da certificadora – marco zero

Após a escolha da certificadora, é feita uma primeira visita à propriedade, onde é feito o chamado marco zero dessa propriedade.

3) Rastreabilidade

A seguir, começa o processo de rastreabilidade desse projeto de certificação. Cada propriedade tem sua rastreabilidade desse projeto de conversão.

4) Conversão dos animais

Depois de um ano feita a conversão do manejo do solo, é iniciada a conversão dos animais.

A certificadora faz de duas a três visitas à propriedade durante um período de um ano, até que seja confirmado que essa será certificada como orgânica.

5) Visitas da certificadora

Após o período de um ano, a certificadora continua com as visitas anuais, sendo uma delas agendada e até duas visitas sem aviso prévio para avaliar se a normativa de produção de leite orgânico está sendo cumprida.

Vale destacar que a certificação não deve ser encarada como uma auditoria ou uma cobrança por aqueles que pretendem converter sua produção de leite em produção orgânica. A certificadora presta praticamente uma consultoria, auxiliando os proprietários que passam por esse processo de conversão.

Confira abaixo o produtor Claudinei Saldanha Junior, que optou por converter o Recanto SS para o modelo orgânico de produção, explicando sobre isso:


Essa é uma das aulas do curso on-line Leite orgânico: a opção do Recanto SS para agregar valor e diferencial à matéria-prima, do EducaPoint.

Neste curso são apresentadas todas as rotinas do Recanto SS, desde o manejo das pastagens, estratégias de suplementação alimentar, criação de bezerras, sistema de ordenha, manejo reprodutivo e sanitário. O produtor fala também sobre o processo de conversão e certificação da propriedade, e da importância de parcerias estratégicas para os interessados neste modelo de produção.

Acesse o conteúdo completo e conheça o modelo de produção que vem ganhando espaço no mercado lácteo! Para isso, assine o EducaPoint.

Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 115 temas).
Conheça os planos aqui! Ou experimente sem compromisso realizando um breve cadastro no site: EXPERIMENTE GRÁTIS!

Mais informações:
[email protected]
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Fonte: Educapoint em 28-08-2018

Leia Mais:

SIGA NOS