Chiapas, no México, está em primeiro lugar na produção de café orgânico

 

O aumento na produção de café orgânico certificado em Chiapas tem colocado esse estado mexicano esse ano em primeiro lugar no mundo nesse setor, disse o diretor da Comissão Estatal para o Desenvolvimento e Fomento de Café, Horacio Domínguez Castellanos.

Ele disse que o estado tem um aumento global na produção de cerca de 306,7 mil sacas de 60 quilos com relação ao ciclo anterior e, com isso, chegou a 1,8 milhão de sacas em 2011, o maior volume do país.

Do café de Chiapas, 10% são do tipo robusta e o resto, arábica. "Nos últimos anos, vem sendo aperfeiçoado o cultivo do grão que agora se produz com alta qualidade, a qual está sendo certificada pelas principais firmas internacionais".

Com relação ao café orgânico, ele disse que Chiapas produz 75% do total do México, ainda que isso seja somente 35% do que se cultiva no estado - cerca de 613,3 mil sacas -, já que o resta ainda não está certificado ou está em processo para reunir as exigentes características.

Do total das exportações de Chiapas, 70% vão para os Estados Unidos e os demais vão para Canadá, Ásia e Europa.

Castellanos disse que é muito importante que tenha sido construída uma planta liofilizadora no recinto fiscalizado de Puerto Chiapas. Ele disse que desse tipo de planta só existem 15 no mundo, as quais se encarregam de usar tecnologia de ponta para o processo de café a temperaturas abaixo de zero, ou seja, sem utilizar fogo para a torra, com o que se consegue conservar todas as propriedades do grão e, por sua vez, protege-se o meio-ambiente.

"Com essa planta, os cerca de 180 mil produtores de Chiapas que aparecem no censo poderão dar um valor agregado à sua colheita, eliminar intermediários, garantir mercados e, inclusive, proteger suas marcas registradas".

De início, a processadora operará com cerca de 153,3 mil sacas por ano. As primeiras 4,6 mil sacas produzidas pela planta na semana passada já foram comprados pelos Estados Unidos e, de acordo com Castellanos, espera-se, inclusive, que a demanda supere a oferta.

Fonte: El Universal em em 31/10/2011t raduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+