Agricultores familiares são maioria entre os certificados pelo Tecpar



O Tecpar Certificação, divisão do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) responsável pela certificação de produtos e sistemas, emitiu 148 certificados de produtores orgânicos em 2016. Desse total, quase 60% dos certificados emitidos foram para produtores paranaenses, em geral, donos de pequenas propriedades familiares.

Uma das razões que justifica a presença de paranaenses nesta proporção é o apoio governamental oferecido pelo Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos (PPCO), segundo Fabio Corrales, gerente do Setor de Certificação de Produtos do Tecpar Certificação.

O programa orienta e capacita os produtores, além de apoiar nas auditorias e certificações da produção de alimentos orgânicos. O PPCO envolve a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio das universidades estaduais; o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento; e o Tecpar, que é o órgão certificador.

“O programa tem uma grande responsabilidade social. Ao dar apoio à produção orgânica, gera maior valor agregado aos produtos e causa menos danos à saúde dos produtores e ao meio ambiente, por ser uma cultura livre de agrotóxicos”, pontua Corrales.

MAIS RENDA - Um dos 84 paranaenses que obtiveram a certificação é o produtor de Campo Largo Marcos Kmiecik, que há 20 anos atua com orgânico e que conta com a certificação do Tecpar há cinco anos. Ele e sua família trabalham em sua propriedade sem o uso de agrotóxicos e vendem seus produtos, como tomate e cebola, em duas feiras de Curitiba.

“O orgânico pode dar mais trabalho, por ser cultivado manualmente, mas trouxe melhoria de renda e mais saúde para a minha família. Estou com o Tecpar há cinco anos e desde então facilitou bastante, porque eu só preciso receber duas auditorias ao ano. Em outras certificadoras, eu tinha que ir a reuniões mensais, o que atrapalhava o trabalho no sítio”, salienta Kmiecik.

O Tecpar Certificação emitiu certificados para produtores orgânicos de todas as regiões do Paraná, com produtos como frutas, verduras, hortaliças e legumes. Os outros 40% dos certificados emitidos foram para produtores de estados como Santa Catarina, São Paulo, Ceará e Amazonas, por exemplo.

A certificadora do Tecpar foi a primeira do país a obter o credenciamento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O Tecpar Certificação é a unidade do instituto responsável pela certificação de produtos e sistemas e atua há quase 20 anos em todo o Brasil. A certificação de produtos do Tecpar Certificação inclui componentes elétricos e de telecomunicações, eletrodomésticos, produtos orgânicos cadeia de custódia, embalagens de papel para cimento e unidades armazenadoras.

Quanto à certificação de sistemas atua na certificação de conformidade em sistemas de gestão da qualidade, sistemas de gestão ambiental, PBQPH/SIAC, SASSMAQ, sistemas de saúde e segurança ocupacional e LIFE (ações em prol da biodiversidade).

Atuando como organismo de certificação há vinte anos, já emitiu mais de 5000 certificados de conformidade. Para mais informações sobre a unidade de negócios do Tecpar, acesse www.tecparcert.com.br.

Fonte: Agência Paraná em 02/02/2017


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+