Produtores de Coari produzem cacau orgânico


MANAUS - Os produtores de cacau de Coari, a 363 km de Manaus, já começaram a colheita deste ano. O produto é considerado orgânico, não leva nenhum tipo de química ou veneno contra pragas que tem aumentado o interesse de compradores.

Os produtores estão animados com a colheita deste ano, pois registraram um aumento médio de 20% em relação ao ano passado. A expectativa é colher mais de 150 toneladas de cacau em 2008. De Coari, o produto segue até o estado do Pará, e de lá o destino é o sul do país e o exterior.

A técnica natural pode render o certificado de produto orgânico ao cacau produzido na região. Uma empresa certificadora deve iniciar as análises ainda em 2008.

Para diminuir os custos de produção e lucrar ainda mais com o cacau produzido na Amazônia, os produtores querem se organizar em cooperativas.

Sensível a pragas

O cacaueiro é típico de regiões com clima quente e úmido. É uma árvore sensível a pragas e fungos e geralmente cresce sob a sombra de outras árvores. Em Coari, os cacoais estão nas margens dos rios, principalmente nas áreas de várzea.


Fonte: BDA - RC em 24 de abril de 2008. <http://portalamazonia.globo.com/noticias.php?idN=66636&idLingua=1:>


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+