Governo fortalece APLs e entrega 1º ônibus adaptado ao comércio de orgânicos

O evento teve como objetivo diversificar as oportunidades de negócios, apresentar à Associação dos Empresários Atacadistas a variedade de produtos e a capacidade de atendimento das cooperativas e associações dos produtores rurais

O fortalecimento de pequenos empreendedores é uma das ações da política de inclusão social através da geração de renda e promoção da cidadania desenvolvida pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), que na manhã desta terça-feira, 08, juntamente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), deu mais um passo importante através da realização do I Seminário de Integração de Políticas Públicas de Apoio aos APL's em Sergipe.

O evento teve como objetivo diversificar as oportunidades de negócios, apresentar à Associação dos Empresários Atacadistas a variedade de produtos e a capacidade de atendimento das cooperativas e associações dos produtores rurais, avaliar a realização dos dois primeiros Editais de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) e reunir sugestões para a elaboração do III Edital, além de realizar a entrega do primeiro ônibus adaptado de Sergipe para a comercialização de produtos orgânicos.

Orgulhosa pelas conquistas já alcançadas junto aos Arranjos Produtivos Locais nas duas primeiras edições do Edital de Apoio aos APL’s, a Secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Eliane Aquino, deu as boas vindas aos participantes e registrou a importância do seminário na perspectiva de fortalecimento da agricultura familiar e da economia solidária. “Estou muito feliz em poder reunir nesse seminário os pequenos produtores, os apoiadores e as empresas para que juntos possamos buscar alternativas para escoar a produção. Quero dizer que esse projeto não é um favor do Governo para com os pequenos produtores, mas uma meta de promover o desenvolvimento social do povo sergipano, especialmente investimento nas pessoas que mais precisam. Agradeço a todos que acreditam no Governo Federal, no Governo do Estado e no BNDES e que se lançaram nesse desafio e nessa busca por melhores condições de vida”.

Sobre o lançamento do III Edital, a secretária destacou o seu desejo de que mais iniciativas sejam contempladas. “Esse ano lançaremos o III Edital, o que nos possibilitará investir mais 6 milhões no desenvolvimento de iniciativas em todo o estado de Sergipe. Queremos envolver todos aqueles que precisam de apoio para alcançar autonomia, afinal quando investimos no agricultor familiar, toda a sociedade ganha tendo acesso a produtos mais saudáveis”.

Representando o Governador do Estado, Jackson Barreto, o secretário de Estado da Casa Civil, José Sobral, parabenizou a Seides pela atuação junto ao pequeno produtor e reforçou a importância do lançamento do III Edital de Apoio aos APLs. “A atuação da Seides é uma demonstração clara da linha adotada pelo Governo do Estado, iniciada por Marcelo Déda e seguida pelo Governador Jackson Barreto, de garantir o crescimento econômico em parceria com o desenvolvimento social. A Seides tem feito isso com mestria, pois através de suas ações, a exemplo do III Edital, não cumpre apenas metas, mas dá independência ao pequeno produtor, proporcionando-lhe melhores condições de vida. Agradeço e parabenizo a secretária Eliane pelo trabalho desenvolvido com sensibilidade”.

A valorização das potencialidades locais através do apoio aos APLs é mais um aspecto que o projeto desenvolvido pela Seides prioriza. Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Saumínio Nascimento, o apoio direcionado aos arranjos produtivos também valoriza o que os agricultores já sabem produzir. “O projeto de apoio aos arranjos produtivos locais se torna ainda mais importante porque busca a geração de renda e a melhoria da vida dos produtores rurais através do aumento da produção e comercialização do que já é produzido no local onde vivem. Parabenizo a secretária Eliane Aquino pelo trabalho sempre voltado para a inclusão social e desejo que a iniciativa continue dando certo”.

No que depender do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o projeto de apoio aos APLs continuará dando certo. É o que afirma a representante do BNDES, Raquel Zanon, ao falar sobre o financiamento de arranjos produtivos. “A parceria com Sergipe começou em 2010 e o nosso desejo é que ela continue porque a gente conhece a seriedade com que a Seides atua e isso é fundamental para que os recursos cheguem até os beneficiários. Hoje nós estamos confirmando os resultados dessa parceria e trabalhando para que uma quantidade cada vez maior de pessoas seja beneficiada. O que mais nos orgulha é ver que a iniciativa dos pequenos produtores está se desenvolvendo e trazendo cidadania”.

Destaque

O registro de que Sergipe é referência em ações de apoio a pequenos produtores foi feito pelo Coordenador Nacional de APL's do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ricardo Romeiro. Segundo ele, a Secretaria de Inclusão Social está de parabéns por priorizar na agenda do Estado projetos de apoio a arranjos produtivos. “Estou muito feliz por presenciar esse momento em Sergipe. Priorizar o lançamento de editais como esse faz do Estado uma referência em ações de desenvolvimento industrial com foco no desenvolvimento das famílias. Sem dúvida, Sergipe está no caminho certo e nós do Governo Federal ficamos muito felizes e orgulhosos”.

Na ocasião, ele ministrou a palestra “Geração de Políticas Públicas de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais”, dando destaque para a inclusão produtiva e o desenvolvimento regional através dos projetos de apoio aos APLs e os editais como instrumentos eficientes de financiamento e investimento, além de apresentar mecanismos de ampliação do mercado interno e externo como forma de fortalecer os arranjos produtivos.

Entrega do ônibus

Na ocasião, a Secretaria de Estado da Inclusão Social entregou à Associação dos Pequenos e Médios Empreendedores Rurais de Produção Orgânica e Comercialização do Município de Malhador (APM), executora do projeto “Feira sobre Rodas”, o primeiro ônibus adaptado de Sergipe para a comercialização de produtos orgânicos. O veículo foi adquirido com recursos do I Edital de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais de Baixa Renda do Estado de Sergipe.

O presidente da Associação, Evaristo Lima Ribeiro, agradeceu pela oportunidade de adquirir o veículo e explicou como ele será útil na ampliação da comercialização dos alimentos orgânicos produzidos pela associação. “Esse ônibus será maravilhoso pra gente, porque irá facilitar a nossa comercialização. Além disso, será um meio de conseguir mais consumidores em diversos pontos até mesmo porque será interessante comprar produtos dentro de um ônibus. Agradeço à Deus, à secretária Eliane e aos parceiros por esse projeto. Ele é uma vitória não só para a associação, mas para Sergipe que terá na mesa produtos de qualidade”.

Durante a entrega do ônibus, a secretária Eliane Aquino desejou sucesso ao projeto Feira sobre Rodas. “Desejo que esse ônibus os ajude a deslanchar ainda mais o projeto Feira sobre Rodas. Que ele seja um sucesso e traga bons frutos para todos que compartilham dessa idéia, tanto os produtores como os consumidores. Que Deus abençoe e muito obrigada por acreditar nesse Governo que prioriza a garantia do direito pela renda e pela cidadania”.

Fonte: Agencia de Noticias Alagoas em 08 de Abril de 2014 | 13:01


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+