Mercado de orgânicos cresce 50% e já movimenta R$ 100 milhões

 

Produtos orgânicos expostos durante realização de feira para a venda comercial

O mercado de orgânicos cresce na casa dos 50% anuais no Brasil, movimenta R$ 100 milhões por ano no país todo e U$ 26,5 bilhões no mundo. Por aqui, já são 6,5 milhões de hectares ocupados exclusivamente por culturas livres de agrotóxico, obedecendo aos princípios da biodinâmica e de sustentabilidade socioambiental.

Atualmente, 75% da produção é exportada para Estados Unidos, Japão e países da Europa. Os números ratificam a tendência traçada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária): em 10 anos, o Brasil pode se tornar o maior exportador mundial.

Botucatu, por exemplo, conta com uma indústria de cosméticos orgânicos e já abriga um pólo de produção e desenvolvimento do setor. Trata-se da fazenda Demétria, na zona rural do município. O caminho foi aberto pela Magia dos Aromas, que pesquisa e desenvolve produtos de saúde e beleza com matéria-prima orgânica.

A iniciativa foi de uma família de farmacêuticos, que construiu na região um moderno laboratório, cujo parque industrial dispõe de equipamentos atualmente de última geração.


9/10/2006


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+