A agricultura ecológica pode ser mais lucrativa do que a agricultura comum: "Enquanto o preço não cair, compensa"

Dois anos atrás, Stefan Forsman em Illby em Porvoo foi para a agricultura orgânica depois que ele percebeu que seria mais rentável.

- Eu nunca pensei que seria um eco-agricultor, mas nunca diga nunca.

Em 2015, Stefan Forsman sentou-se com um colega e discutiu se deveria mudar para a agricultura orgânica, principalmente como uma piada. Mas Forsman ficou interessado e começou a descobrir mais.

- Juntamente com a sociedade agrícola, fizemos cálculos e, como fizemos, descobriu-se que a agricultura orgânica seria mais lucrativa.

Um trator corre ao redor em um campo.
Stefan Forsman tem sua fazenda em Illby. Imagem: Yle / Victoria Riikonen
Para a agricultura orgânica, tanto o suporte agrícola quanto os preços dos grãos são maiores, mas a colheita também é menor. Você ainda economiza nos custos de esterco e pulverização que você não usa na agricultura orgânica.

Rentabilidade está caindo na região
Mas é preciso paciência. A transição da agricultura orgânica leva três anos e, antes disso, não se pode saber ao certo quão lucrativo ela será.

- Enquanto o preço dos cereais orgânicos não baixar, é mais rentável com a agricultura biológica. Mas isso sempre pode mudar.

No geral, a rentabilidade da agricultura no leste de Uusimaa caiu desde 2010. Os custos, incluindo o preço da gasolina, aumentaram e o apoio e o preço do grão caíram.

Se são anos difíceis, você não pode fazer nada além de esperar que seja melhor no próximo ano. Nós, agricultores, somos os maiores otimistas do mundo
- Stefan Forsman
Nos últimos anos, muitos agricultores têm lutado. Entre outras coisas, no verão passado, estava seco e quente e fez a colheita menor que o normal.

- Se são anos difíceis, você não pode fazer nada além de esperar que seja melhor no próximo ano. Nós, agricultores, somos os maiores otimistas do mundo.

Os custos com combustível estão aumentando
- A agricultura biológica exige mais trabalho do que a convencional, porque o solo precisa ser mais processado. Por exemplo, não se pode ser diretamente restolho, mas deve-se enraizar e arar como antes. Isso também aumenta os custos com combustível.

Então, a agricultura orgânica pode não ser tão ambientalmente amigável quanto você pensa?

- Bem, você pode dizer isso. Mas você não pulveriza contra acidentes e ervas daninhas.

Um trator corre ao redor em um campo.
O solo deve ser processado mais na agricultura biológica. Imagem: Yle / Victoria Riikonen
Em vez de usar venenos contra ervas daninhas, outros métodos são usados, incluindo o trevo. Ela escapa de outras ervas daninhas, mas não cresce tão alto que a colheita é prejudicada.

Como ecologista, é preciso tornar-se amigo da erva. Pode-se livrar dele com trevo ou simplesmente mecanicamente, mas não se livra de tudo.

Escreve contrato por cinco anos
Para começar com a agricultura biológica, é necessário frequentar um curso de cinco dias organizado pela Nyland Swedish Agricultural Society.

Depois disso, você deve criar um plano ecológico que deve ser aprovado antes de começar a crescer organicamente.

São necessários três anos para que os campos sejam convertidos da agricultura convencional para a agricultura biológica e só depois disso você pode vender a colheita como orgânica.

A maioria dos campos de Stefan Forsman está em transição pelo segundo ano.

- Eu aluguei campos que já são orgânicos, então neste outono eu vendo cereais orgânicos pela primeira vez.

Stefan Forsman vai ao seu trator.
A agricultura biológica também requer maquinaria. Imagem: Yle / Victoria Riikonen
Como um fazendeiro ecológico, você escreve um contrato de cinco anos que você pode renovar depois. Depois de cinco anos, você pode escolher voltar para a agricultura convencional, se quiser.

- Eu não vou voltar para a agricultura convencional, a idade está começando a chegar. Agora eu ainda consegui tentar a maioria das coisas.

https://svenska.yle.fi/artikel/2019/06/24/ekojordbruk-kan-bli-mer-lonsamt-an-vanligt-jordbruk-sa-lange-priset-inte-gar-ner

 

Fonte:Yle (fi) em 24-06-2019 por Victoria Rikonen Porvoo

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:


SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube