Brasil é um dos primeiros países a trabalhar com biodiesel, afirma presidente

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje, em seu programa quinzenal Café com o Presidente, que o Brasil é um dos primeiros países do mundo a trabalhar com o biodiesel. "Hoje podemos sorrir e dizer que o Brasil sai na frente na construção de outro combustível menos poluente, mais gerador de empregos e de tecnologia que o Brasil domina, que é o biodiesel".

Segundo ele, o biodiesel em pouco tempo será uma fonte de riqueza muito grande para o Brasil e poderá até ser exportado para países mais desenvolvidos. "Nós vamos ter um instrumento não apenas para utilizar dentro do Brasil, gerar emprego, gerar riqueza e distribuição de renda, como ter um combustível para exportação", disse.

De acordo com o presidente, grande parte do petróleo que o Brasil importa é por conta do diesel. Ele explicou que é importante o país ter o seu próprio combustível e diz que sonha em ver a indústria brasileira produzindo carro a biodiesel. "Na medida em que a gente tem a capacidade de produzir biodiesel para atender a uma frota de carros produzida pela indústria automobilística brasileira, nós vamos marcar um gol de placa, ou seja, daqueles gols que se marca de século em século, porque nós vamos ser um país em que a gente vai ter combustível totalmente renovável, combustível verde, o do etanol e o biodiesel que é uma novidade no mundo".

O Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel foi formatado por 14 ministérios e coordenado pela Casa Civil da Presidência da República. O projeto tem a gestão operacional a cargo do Ministério de Minas e Energia (MME).

fonte: Agência Brasil em 13/12/2004 por Luciana Vasconcelos

Página Anterior   Associe-se  
Rodapé