Senador propõe modernização do Selo Social do Biodiesel

 

O senador Cidinho Santos apresentou uma proposta de modernização do Selo Social do Biodiesel, de forma a atender de forma mais ampla a agricultura familiar em todo o país. Em audiência na tarde desta terça-feira, 04, com o secretário de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SDA), José Ricardo Roseno, o parlamentar mato-grossense propôs a criação de um fundo para o financiamento para projetos voltados para os pequenos produtores brasileiros.

Pela proposta de Cidinho Santos, o fundo será gerido pelas entidades representativas da agricultura familiar e das indústrias de biodiesel. 70% dos recursos seriam destinados para projetos regionais e 30% para projetos nacionais, voltados principalmente nas regiões mais pobres do país, como Norte, Nordeste e o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

“Poderemos investir em qualificação, assistência técnica, pesquisas, instalação de agroindústrias em assentamentos, e dar uma efetividade ainda maior para o Selo Social do Biodiesel”, explica o senador.

Para a escolha dos projetos, o senador Cidinho propõe a criação de um comitê gestor, composto por representações dos governos federal e estadual, das entidades representantes dos trabalhadores rurais, como a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), e dos produtores de biodiesel, como a Apub (Associação dos Pequenos Produtores de Biodiesel), o Sindibio (Sindicato da Indústria de Biodiesel e Biocombustíveis), a Aprobio (Associação dos Produtores de Biodiesel), Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) e a Ubrabio (União Brasileira dos Produtores de Biodiesel).

“O Mato Grosso já tem exemplos de fundos bem-sucedidos, como o fundo do algodão, da soja e da bovinocultura. Estamos propondo o mesmo modelo, mas com o comitê gestor para administrar os recursos”, ressalta o senador.

A proposta do senador Cidinho Santos teve boa aceitação e uma nova reunião na Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário deve acontecer na próxima semana.

Com assessoria

Fonte: Circuito Matogrosso em 05-04-2017

Mais biodiesel   Associe-se  
Rodapé