Produtores ameaçam parar com cultura de Jatrofa

 

Na província de Nampula, a falta de mercado para venda da jatrofa poderá ditar o abandono daquele cultura que constitui matéria-prima para a produção de biocombustíveis.

A situação é mais crítica nos distritos de Meconta e Muecate onde os produtores apostaram naquela cultura, desde que foi introduzida há cerca de três anos, conseguindo níveis de colheitas consideradas satisfatórias quando comparado com os restantes pontos da província.

O Notícias adianta que a produção correspondente às três primeiras campanhas agrícolas naquela região de Moçambique continua nos celeiros dos produtores sem que se vislumbre um único comprador.

O início do plantio da jatrofa surgiu na sequência de uma decisão governamental nesse sentido visando reduzir a dependência do país aos combustíveis fósseis mas a ausência de empresas interessadas na compra da jatrofa aos produtores do sector familiar está a fazer com que muitos agricultores tenham, de acordo com o diário, manifestado vontade em abandonar aquela cultura.(x)

Fonte: Jornal Notícias


Leia Mais:



SIGA NOS

-->