IMG-LOGO

Contra agrotóxicos, BH vai distribuir joaninhas no dia de seu aniversário

IMG

por: Redação Hypeness

belo horizonte
controle biológico
joaninha

A Secretaria do Meio Ambiente de Belo Horizonte encontrou uma maneira criativa de evitar o uso de agrotóxicos. Para celebrar o aniversário da cidade, comemorado em 12 de dezembro, o órgão irá liberar diversas joaninhas na avenida Bernardo Monteiro para controle biológico da mosca-branca em um corredor de Ficus.

Publicidade

Desde julho deste ano a prefeitura de Belo Horizonte adotou o controle biológico de pragas em áreas verdes. Os moradores da cidade também podem levar para casa kits com 10 larvas de joaninhas e sementes que as atraem para combater insetos indesejados em hortas, jardins e quintais sem fazer uso de agrotóxicos.

As larvas são provenientes da Biofábrica de Joaninhas e Crisopídeos, instalada no Parque Municipal das Mangabeiras. Por lá, os insetos são criados com dieta e temperatura controladas. As larvas comem mais do que joaninhas adultas e, graças a isso, são mais efetivas contra cochonilhas, pulgões ou ácaras que costumam atacar os plantios, como informa o Ciclo Vivo.

Ainda segundo a publicação, as joaninhas são aprovadas como produtos fitossanitários para uso na Agricultura Orgânica desde 2015 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Veja mais informações sobre o projeto no vídeo abaixo, divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2018:

https://www.hypeness.com.br/2019/12/contra-agrotoxicos-bh-vai-distribuir-joaninhas-no-dia-de-seu-aniversario/

Leia Mais: