Batata orgânica: as mudanças climáticas são claramente sentidas

Mesmo que as temperaturas atuais sugiram um inverno normal, os extremos climáticos do ano passado ainda estão causando impacto. Nunca antes a mudança climática foi tão claramente sentida.

A temperaturas de cerca de 25 ° C, as batatas reagem com o stress; a temperaturas mais altas, a planta interrompe completamente seu crescimento. De acordo com o Deutscher Wetterdienst, havia 55 dias a mais de 27 ° C durante o período de vegetação da batata e até 30 dias a mais de 30 ° C.

Isso significava estresse constante para as batatas. A fim de mitigar esses fatores e estabilizar a colheita, foram necessários níveis de irrigação acima da média. No entanto, devido às altas temperaturas, a pressão das células e o teor de água dos tubérculos eram baixos e os tubérculos eram mais macios do que o habitual. Quase 80% de uma batata é feita de água. Em condições normais, o processo de envelhecimento fisiológico começa durante o período de armazenamento.

Durante esse tempo, o tubérculo perde parte da água através da evaporação ou aeração e suaviza lentamente. Este processo normal é muito lento sob condições adequadas de armazenamento, em modernas câmaras frigoríficas. Muitas variedades, então, apenas desenvolvem seu potencial de sabor, mesmo que não sejam tão firmes quanto quando colhidas.

Devido ao calor prolongado do ano passado, esses processos começaram muito antes e estão indo muito mais rápido. Mas isso não altera o sabor ou o valor nutricional das batatas orgânicas; os ingredientes importantes são preservados. Assim, uma batata ligeiramente mais macia é tão boa quanto a dos outros anos.

“ Até agora, as batatas orgânicas permaneceram surpreendentemente estáveis ??no armazenamento. Apenas ocasionalmente houve problemas com envelhecimento prematuro e germinação incipiente. Felizmente, não registramos nenhum lote estragado ”, diz Monika Tietke, da Associação de Produtores de Bio Potato, após avaliar os resultados da pesquisa anual de volume da associação. Ela acrescentou com uma piscadela: “Se você quer ser preciso, os consumidores ainda ganham mais pelo seu dinheiro. Você paga por peso, então você recebe mais nutrientes por quilograma, já que apenas o teor de água diminuiu. ”

No geral, os efeitos dos extremos climáticos dos últimos anos não podem ser simplesmente ignorados. Estes tubérculos mais macios são apenas uma indicação de como a mudança climática pode ser sentida concretamente. Além disso, mudanças na condição óptica ocorrem com mais frequência.

Em muitas batatas orgânicas, podem ser encontradas crostas superficiais e pequenas manchas escuras: mais uma vez, as reações de estresse à seca do ano passado. Além disso, Silver scurf e Rhizoctonia estão ocorrendo com mais freqüência. Todos esses fatores não comprometem a qualidade intrínseca das batatas e deixar isso claro para os clientes será o principal desafio para o resto da temporada.

Para maiores informações:
Bio Kartoffel Erzeuger eV
GF: Monika Tietke
Gross Breese 3
29494 Trebel
Tel 05848-981076
Fax 05848 1269
[email protected]
www.bke-verein.de



DE LUKIE PIETERSE EM 6 DE FEVEREIRO DE 2019

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube