Banana é destaque em evento sobre orgânicos na Bahia


Nesta quarta-feira (31 de maio), a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realiza atividades da XIII Semana dos Alimentos Orgânicos. O evento teve início no dia 28 e segue até o dia 4 de junho em todo o Brasil com o tema "Você também faz parte dessa rede! Ajude a garantir a qualidade orgânica!".

Às 14h, no Auditório 1, o pesquisador Fernando Haddad ministra a palestra “Soluções tecnológicas para o manejo integrado da murcha de fusarium da bananeira”. Das 14h às 16h, na cantina, haverá uma feirinha de produtos da Bocaiúva Orgânicos, que possui os selos emitidos pela Inspeções e Certificações Agropecuárias e Alimentícias (IBD) e pelo Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (Sisorg), do Mapa.

As atividades são coordenadas pela pesquisadora Ana Lúcia Borges, representante da Embrapa na Comissão de Produção Orgânica da Bahia (CPOrg), fórum composto por membros de entidades governamentais e não governamentais, que coordena ações de fomento à agricultura orgânica, sugerem adequação das normas de produção e de controle da qualidade, ajudam na fiscalização e propõem políticas públicas para o setor. 

banana

Pesquisa

O crescimento do mercado brasileiro para os produtos orgânicos tem sido significativo e diversas tecnologias da Embrapa Mandioca e Fruticultura têm sido testadas em sistemas orgânicos de produção. Até agora, estão disponíveis na internet o Sistema Orgânico de Produção para a Cultura da Banana e o Sistema Orgânico para Produção de Abacaxi para Lençóis, Chapada Diamantina (BA).

Outro avanço das pesquisas é o encaminhamento pela CPOrg, em abril, de pedido para especificação de referência para obtenção de registro do agente de controle biológico Trichoderma harzianum, testado em estudos da Embrapa realizados em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Desde 2005, a Embrapa instalou, em dois hectares do seu campo experimental, a Unidade de Pesquisa de Produção Orgânica, também chamada de Fazendinha Orgânica, que reúne todas as tecnologias geradas na Unidade que podem ser utilizadas no sistema orgânico de produção de fruteiras tropicais e mandioca. O espaço é utilizado em dias de campo e treinamentos para divulgar alternativas eficientes de produção orgânica.

Campanha
A campanha anual do Mapa teve início em 2005 e visa reforçar para a população, principalmente urbana, que os sistemas de produção orgânica se baseiam em princípios da agroecologia e que, portanto, buscam viabilizar a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem, de forma mais harmônica com a natureza, contribuindo para a saúde de todos e com justiça social em todos os segmentos da sua rede de produção.

Léa Cunha (DRT-BA 1633) 
Embrapa Mandioca e Fruticultura 
[email protected] 
Telefone: (75) 3312-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/


Leia Mais:



SIGA NOS

-->