Pesquisas avaliam manejo sustentável de produtos florestais não madeireiros

noticias :: Por Editor em 22/01/2011 :: imprimir pdf enviar celular

Pesquisas avaliam manejo sustentável de produtos florestais não madeireiros: Frutos da Castanha do Brasil, um produto florestal
Créditos: Neuza CampeloO manejo sustentável e a valorização de produtos florestais não-madeireiros, tais como óleos e frutos de espécies florestais, é uma alternativa para que as populações tradicionais possam permanecer em suas áreas tendo geração de renda a partir de produtos da floresta, sem derrubá-la. Para recomendar técnicas de manejo sustentável há necessidade de conhecimentos básicos sobre ecologia das espécies florestais e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), através do projeto Kamukaia, vem realizando estudos nesse sentido nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará.

 

Resultados das pesquisas realizadas no Amazonas serão apresentadas no município de Parintins hoje, no dia 22 de janeiro de 2011, de 8 às 12 horas, na Comunidade Nossa Senhora do Rosário (lago do Máximo, Parintins/AM), em uma reunião com representantes das comunidades locais onde são feitos estudos do projeto.

Pesquisas avaliam manejo sustentável de produtos florestais não madeireiros:
Créditos: EmbrapaO objetivo do projeto Kamukaia é consolidar informações de ecologia e manejo de espécies florestais com uso não-madeireiro na Amazônia que auxiliem na recomendação de práticas de manejo sustentável. Os primeiros resultados do projeto mostraram que uma mesma espécie pode ter características e comportamentos ecológicos diferenciados em função da região de ocorrência e que as regras de manejo ou as previsões de produção podem ser diferentes.

O projeto é executado em uma rede de pesquisa criada pela Embrapa, que tem a coordenação pela Embrapa Acre, com participação das unidades da Embrapa nos estados da região norte. As pesquisas são realizadas com enfoque em estudos ecológicos e experimentos de manejo com a castanha-do-brasil, andiroba, copaíba e cipó titica.

A reunião em Parintins é uma realização da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM) em parceria com a comunidade local, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

As espécies estudadas pela Embrapa Amazônia Ocidental são a castanheira (Bertolletia excelsa), andirobeira (Carapa guianensis) e copaibeira (Copaifera spp), com enfoque na estrutura e dinâmica da população dessas espécies, sua produção na floresta nativa e em plantios a fim de obter informações técnicas para subsidiar políticas públicas para os produtos da sociobiodiversidade.

As atividades da pesquisa em Parintins estão sendo feitas há mais de um ano e meio, coordenadas pelos pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental, Nestor Lourenço e Silas Garcia, em parceria com alunos da UEA bolsistas da Fapeam e comunitários rurais.

O pesquisador Nestor Lourenço destaca que uma característica do projeto é que em toda a região norte as atividades são realizadas em áreas extrativistas, em contato direto com as populações que convivem com a floresta e o projeto valoriza o intercâmbio de saberes e a pesquisa-ação.

"É preciso reconhecer o papel importante dos extrativistas para a conservação da Amazônia, que durante séculos tiram produtos da floresta mantendo-a em pé", afirma Nestor. "Porém, para atender a uma demanda crescente por esses produtos em mercados diferenciados e fazer com que o uso sustentável da biodiversidade amazônica possa viabilizar a inserção socioeconômica dessas populações tradicionais é preciso associar o conhecimento científico ao conhecimento tradicional para promover o manejo e uso sustentável desses produtos", complementa.

O nome do projeto Kamukaia é inspirado nas palavras Kamuk e Aka que para a etnia indígena Wapixana que vive em Roraima, significa produtos da floresta.

FONTE

Embrapa Amazônia Ocidental
Síglia Regina - Jornalista
Telefones: (92) 3303-7854 e (92) 3303-7860
[email protected]
Links referenciados
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
www.fapeam.am.gov.br

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
www.embrapa.br

Universidade do Estado do Amazonas
www.uea.edu.br

Embrapa Amazônia Ocidental
www.cpaa.embrapa.br

Nestor Lourenço
buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visual
izacv.jsp?id=K4794480E4

projeto Kamukaia
satra.eti.br/kamukaia

Síglia Regina
[email protected]

Embrapa Acre
www.cpafac.embrapa.br

Silas Garcia
buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visual
izacv.jsp?id=K4709035E3

Embrapa
www.embrapa.br

Fapeam
www.fapeam.am.gov.br

++++++++++++++++++=

Leia Mais:

Mais notícias   Associe-se