ALIMENTOS SEM AGROTÓXICOS

O alimento deve cumprir o seu papel de nutrição, levando ao organismo os nutrientes que este precisa para ter saúde. Alimentos contaminados por agrotóxicos são considerados impróprios para o consumo, pois trazem risco à saúde. É incoerência falar em alimentação saudável quando se trata de alimentos contaminados por agrotóxicos.

Existe uma legislação que define os padrões de limites de tolerância do organismo aos resíduos de agrotóxicos, mas além de não se realizar inspeção sistemáticas dos alimentos, o grande perigo para o consumidor é que muito desses resíduos se acumulam no organismo, e são, inclusive, cancerígenos.

Os sintomas de intoxicação causada por agrotóxicos são náuseas, vômitos, diarréia, febre e dor de cabeça, mas é muito difícil o registro desse tipo de intoxicação devido à dificuldade de identificar estes casos.

A pressão dos consumidores sobre as autoridades para que se posicionem e definam políticas agrícolas a produção de alimentos orgânicos que são mais nutritivos, saborosos, seguros e realmente saudáveis. Que estas políticas sejam operacionalizadas. Hoje, já temos uma sociedade preocupada em consumir alimentos sem agrotóxicos e essas pessoas, precisam se organizar para exigir das autoridades medidas adequadas para incrementar essa produção.

Acreditamos que, caso haja demanda, fiscalização e pressão da sociedade, teremos garantida mais saúde na mesa do consumidor brasileiro. Havendo demanda os agricultores, com certeza, se organizarão para produzir alimentos orgânicos.

fonte: Jornal da AEASE – Órgão informativo da Assoc. Eng. Agr. de Sergipe – Nov-Dez/01.

 
Mais Notícias Fale Conosco Recomende este site spam

 
->