Presidente da Apex pede que o Paraná estimule produção de orgânicos

Presidente da Apex pede que o Paraná estimule produção de orgânicos

Curitiba - O Paraná é o estado com maior vocação exportadora para produtos orgânicos, disse o presidente da Agência de Promoção das Exportações Brasileiras (Apex), Juan Quirós. "Existe hoje no mercado mundial uma demanda de US$ 130 bilhões para produtos orgânicos e o Paraná é apontado como a região de maior vocação para esses produtos", afirmou.

Quirós pediu a representantes do governo estadual e empresários que estimulem a exportação de frutas, verduras, legumes e outros alimentos sem agrotóxicos. Ele disse que não há saída para o aumento dos produtos orgânicos sem a idéia do cooperativismo. "É preciso uma união dos produtores para serem estabelecidas estratégias comuns", acrescentou.

Juan Quirós reuniu-se com o secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Luis Mussi, e com o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Rodrigo Rocha Loures. O presidente da Apex defendeu a elaboração de um projeto para os produtos orgânicos do estado.

Para a coordenadora de Mercado e Comercialização do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Microempresa (Sebrae), Liliana Prestes, os produtos orgânicos no Brasil formam um setor muito recente. Ela conta, por exemplo, que um importador dos Estados Unidos vem buscando, no Paraná, mangas orgânicas e tem dificuldades para encontrar o produto. Sobre a cachaça, informou que existem três empresas do interior que exportam o produto já com certificado de qualidade europeu e americano.

fonte: Agência Brasil em 06/10/2004 por Lúcia Nórcio


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+