A onda dos orgânicos

/



O interesse das grandes redes de hipermercados pelos alimentos orgânicos, aqueles produzidos sem agrotóxicos ou fertilizantes artificiais, é uma demonstração do potencial desse mercano Brasil. Supermercados de todo o país aderem neste mês à Semana dos Alimentos Orgânicos e prometem repeti-la todos os anos. O Carrefour tem uma fazenda em Mato Grosso para abastecer suas lojas brasileiras de orgânicos certificados. O Pão de Açúcar criou uma quinta-feira "orgânica" e gôndolas exclusivas em boa parte de seus mercados. A demanda cresce 30% ao ano, de acordo com uma das entidades que certificam esse tipo de alimento.

A produção de orgânicos, segundo conceitos internacionais, usa solos desintoxicados e água sem risco de poluição e atende também a normas quanto à qualidade de vida dos trabalhadores rurais. Como é impossível para o consumidor fiscalizar pessoalmente a produção de orgânicos, uma forma de avaliá-los é o selo de uma entidade certificadora. Há vinte delas atuando no Brasil. Elas ainda não são reconhecidas pelo Ministério da Agricultura, que oficializará a certificação apenas em 2006. Algumas têm o respaldo de entidades internacionais. O preço costuma ser entre 30% e 100% mais alto que o de produtos convencionais, mas o aumento da procura vem reduzindo a diferença. Deve-se atentar para termos como "biodinâmico" e "hidropônico", que não se referem a orgânicos.

Nos supermercados

Geralmente associados apenas a frutas, legumes e verduras, os alimentos orgânicos começam a ser apresentados sob outras formas nas gôndolas dos supermercados. Eis alguns desses novos produtos, todos certificados.

PRATOS CONGELADOS

Almôndegas de soja, berinjela à parmigiana e feijoada vegetariana estão entre os orgânicos que a empresa paulista Refazenda Grumo lançará no mês que vem em grandes supermercados. Já estão disponíveis em feiras e lojas paulistas.

www.bairrodemetria.com.br/refazenda.htm

CHOCOLATE EM PÓ
A Native criou um achocolatado com 100% de ingredientes orgânicos e mais cacau que nos produtos convencionais. Já está em supermercados, lojas e feiras especializadas.
www.native.com.br

SORVETE
A sorveteria carioca La Glacerie lançou orgânicos com sabores de morango, chocolate e banana, que chegam neste mês a supermercados do Rio de Janeiro e em breve a São Paulo.
www.laglacerie.com.br

fonte: Revista Veja (edição 1921), em 09/08/05


Leia Mais:



SIGA NOS

-->