Agricultura orgânica

 

As vantagens ambientais e para a saúde humana da agricultura orgânica comparada a agricultura convencional.

No Sítio Catavento, em Indaiatuba, que fica entre São Paulo e Campinas, o produtor Fernando Ataliba aposta na Agricultura Orgânica para cultivar alimentos como o tomate. A área já foi puro pasto. Hoje as plantações dividem espaço com árvores habitadas por passarinhos.
Entrevista com Fernando Ataliba/agricultor -

P: "O que muda da agricultura convencional para a agricultura orgânica?

R: Eu acho que a grande diferença é a cabeça do agricultor. Se aparecer um inseto no meu tomate, atacando a minha lavoura, ou uma doença, a agricultura convencional pergunta como eu mato esse inseto ou esse fungo. Nós, da agricultura orgânica, fazemos a seguinte pergunta: por que apareceu essa doença, esses insetos? Então nós vamos encontrar uma explicação que pode ser nutricional ou ambiental. E aí pode intervir. 'Você tava falando que com o tomate pode ser um problema de umidade do ar?'O tomate gosta da umidade do ar em torno de 60% e nessa época ela tá em torno de 20%. Às vezes apenas jogando água na lavoura eu consigo eliminar o pulgão que tá ali sugando a planta porque ela tá estressada, desconfortável ambientalmente".

A Agricultura Orgânica não usa produtos sintetizados pela indústria química, como agrotóxicos e adubos. Isso é fundamental pra conservar a área onde os alimentos são produzidos e o entorno do ambiente.

Para fazer Agricultura Orgânica é preciso ter mais gente no campo. Porque o trabalho é manual e não mecanizado. Os agricultores sentem no corpo as vantagens do método.

A Feira de orgânicos do Parque da Água Branca, em São Paulo, é uma das mais tradicionais do país. Existe desde 91. No início, tinha oito produtores. Hoje são trinta.

Autor: Pauta: Marici Arruda. Reportagem: Cláudia Tavares. Edição de Texto : Mariene Pádua. Produtor Executivo: Maurício Gonçalves . Editora-Chefe : Vera Diegoli.

Fonte: TV Cultura em 18/09/2005


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+