Feira apresenta iogurte de açaí e chocolate orgânico da Amazônia

 

Em Belém, evento trouxe novas tecnologias para agricultura e extrativismo.Máquina para extrair óleos naturais para cosméticos foi um dos destaques.

Agricultores de várias comunidades da Região Norte participaram, em Belém, da Frutal Amazônia, feira dedicada a produtores de fruta e flores, e à agroindústria, encerrada nesta domingo (28).

Este ano, novas tecnologias foram apresentadas: com um sistema de produção de alimentos auto-sustentável, voltado para o pequeno agricultor, faz-se o reaproveitamento dos recursos naturais e custos menores para o produtor. A água que alimenta os peixes e as aves também irriga a plantação.

Na feira, o visitante pode conhecer algumas inovações tecnológicas criadas para aumentar a produtividade no campo, soluções inteligentes que aliam desenvolvimento e preservação.

Um exemplo é a extração de óleos naturais para a fabricação de cosméticos. Com a ajuda de uma máquina, sete comunidades extrativistas da Amazônia melhoraram os rendimentos vendendo matéria-prima para as indústrias, o óleo extraído de dezenas de sementes da região.

“O extrativista quando tem uma nova fonte de renda não desmata”, diz o empresário Arnould Lutemberg.

“A gente tem um conhecimento melhor hoje na comunidade, coisa que a gente não tinha. Também aprendemos a trabalhar no coletivo”, afirma o extrativista Edson Andrade.

São 300 expositores que mostram o potencial que tem a diversidade da Amazônia para conquistar mercados. “Estamos preparando os fruticultores e floricultores do Pará para ocuparem os melhores mercados nacionais e internacionais”, afirma Cássio Pereira, secretário de Agricultura do Pará.

Produtos orgânicos, como o chocolate, ganharam destaque. O açaí tradicional também fez sucesso. Mas você já ouvir falar em iogurte de açaí? O casal do sul resolveu provar e adorou a novidade.

Fonte: Globo Rural , 2009


Leia Mais:



SIGA NOS

-->