Alimentos orgânicos exigem cuidados es peciais na produção

Alimentos orgânicos exigem cuidados especiais na produção

Escolas ensinam como cultivá-los de maneira correta Cultivar alimentos orgânicos pode gerar bons ganhos, mas requer certos cuidados. A primeira regra básica é a escolha adequada do local de plantio, pois cada planta exige um tipo de solo específico. Também é preciso atenção redobrada para não plantar em época errada.

Preocupações como essas ajudam a reduzir a incidência de insetos, fungos e bactérias, e, conseqüentemente, evitam a necessidade de aplicação de agrotóxicos.

Quem ensina é o engenheiro agrônomo Marcos Furlan. Ele é o coordenador do curso de Agronomia da Faculdade Cantareira e presidente da Apan-cert, instituição certificadora da Associação dos Produtores de Agricultura Natural, que tem como objetivo verificar e afiançar a qualidade dos produtos vendidos.

Furlan dá outras dicas, como cultivar o maior número de espécies na mesma área e na mesma época, para dificultar o ataque de pragas. Utilizar o sistema de rotação de culturas, ou seja, plantar algumas espécies numa estação do ano e substituí-las na seguinte por outras, é outra boa medida.

Para quem pretende investir na produção de orgânicos, é bom saber que a atividade exige um número suficiente de funcionários com experiência. São eles que vão ajudar, por exemplo, a manter sob controle o crescimento de ervas daninhas. Em contrapartida, há certas compensações financeiras. Os alimentos orgânicos podem chegar a ser vendidos no varejo pelo dobro do preço dos produtos convencionais.

Cursos

No final deste mês, o professor Furlan dará dois cursos sobre o assunto. No dia 27, falará sobre cultivo orgânico de plantas medicinais. O curso custa R$ 80 e será realizado no Viveiro Sabor de Fazenda, na Avenida Nadir Dias de Figueiredo, 395, telefone 6631-4915. No dia seguinte, o tema será cultivo orgânico de hortaliças. O curso acontecerá na Faculdade Cantareira, que fica na Rua Marcos Arruda, 729, telefone 6096-8929. Custa também R$ 80, mas há descontos para quem indicar outros participantes. (CR)

fonte: O Diário de S. Paulo em 14/08/05


Leia Mais:



SIGA NOS

-->