Fortaleza e cidade alemã vão usar biocombustível em transporte público


Fortaleza – As cidades de Fortaleza no Brasil e de Dresden na Alemanha vão dar início a um projeto conjunto de uso, em caráter experimental, de biocombustivel no transporte público. Os detalhes foram adiantados por Ingo Floger, diretor para investimentos da Apex Brasil. Segundo ele, já foram definidos numa reunião hoje (04) com a prefeita Luisianne Lins e os representantes da empresa alemã Daimler. Ele explicou que os doze ônibus que vão usar biodiesel circularão numa linha já existente ligando a periferia ao centro da cidade provavelmente já a partir do segundo semestre.

"A idéia é a trabalhar toda a cadeia é trabalhar toda a cadeia produtiva do biodiesel, partindo de vários óleos, mamona, palma, inclusive soja e fazendo todas as experiências para ter um conhecimento melhor das conseqüências nos motores", explicou.

Ingo explicou que Floger explicou que na Alemanha a experiência vai ser com o uso do etanol. Nas cidades de Dorttmund e Colonia, de 120 a 180 veículos que vão circular em três frotas, uma usando o etanol brasileiro, outra o etanol alemão e uma terceira empregando o etanol misturado.

Ele acrescentou, porém que ainda não há autorização formal para a experiência porque "a lei das emissões na União Européia são muito rígidas e é preciso um trabalho para medir a qualidade das emissões".

fonte: Agência Brasil em 04/07/2005 por Olga Bardawil


Leia Mais:



Rede de Agricultura Sustentável
É um serviço de Cristiano Gomes e L&C Soluções Socioambientais

Siga-nos Twiiter rss Facebook Google+