Agroecologia nova agricultura sustentável

Agroecologia como ciência, prática agrícola e filosofia que estuda o potencial produtivo de uma terra em relação ao meio ambiente e o uso de um sistema específico de cultivo tradicional e orgânico

A abordagem da agroecologia é multidisciplinar e experimental. Por um lado, há a ecologia com a atenção para o equilíbrio ambiental e, por outro lado, a agricultura com os sistemas produtivos tradicionais. Nós preferimos métodos de cultivo que sejam relaxantes contra a exploração. É melhor diversificar para não empobrecer a terra e não depender de grandes varejistas.

O objetivo da agroecologia é criar uma agricultura autônoma visando a sustentabilidade, mas não apenas. Torna-se essencial promover o relacionamento com a comunidade e os trabalhadores, buscar um equilíbrio entre os recursos naturais disponíveis, avaliar as demandas da sociedade e manter uma importante produção agrícola. Uma revolução do sistema de produção. Estamos testemunhando uma posição cada vez mais firme e consciente em favor das pequenas propriedades que trabalham na área. Além disso, o uso de tecnologia sustentável, bem como a oferta de novas oportunidades de emprego, favorecem o aumento da qualidade dos produtos a custos moderados.

Teoria e prática da agroeologia

Um defensor da agroecologia na França, ele é o filósofo camponês francês e ensaísta de origem argelina, Pierre Rabhi. Inspirada em um tipo de cultivo baseado em energias renováveis, a lição de Pierre Rabhi mostra como é possível cultivar com sucesso, seguindo as características geológicas e as mudanças climáticas do território. O exemplo é a criação de uma fazenda experimental localizada na região de Ardeche (França), em uma área naturalmente rochosa com um clima rigoroso. É aqui que Rabhi decide se mudar com sua esposa para testar suas teorias de sustentabilidade. Com pouca água e sem pesticidas e fertilizantes químicos, os gerentes de projeto conseguiram tornar o território fértil garantindo um rendimento e uma produção que não tem nada a invejar para que isso seja intensivo.

O eco do sucesso da experimentação é difundido nas escolas agrárias e nas organizações internacionais de solidariedade. Há cerca de 175 estudantes e 150 voluntários que são hospedados todos os anos no agroturismo Beaulieu, ativo desde 1994, e aberto a qualquer tipo de compartilhamento e experimentação com estudantes, voluntários e especialistas na área. Em particular, é a associação Terra e Humanismo na pessoa do gerente Pierre François Pronto para ilustrar o trabalho feito nesta fazenda na França capaz de produzir cerca de duas toneladas de frutas e legumes a cada ano para fornecer as 5.000 refeições servidas aos visitantes que encontram aqui um verdadeiro laboratório de agroecologia.

Fonte:Brintmusic.it por Fulvio Binetti em 10 de dezembro de 2018

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube