AGROECONOTAS 18*

Usina São Francisco investe em orgânicos

A Usina São Francisco, de Sertãozinho, está investindo 2 milhões de reais na modernização de seu parque industrial. O objetivo é melhorar ainda mais a qualidade do açúcar orgânico Native, que já é exportado para mais de 25 países. A São Francisco é responsável pelo maior projeto de agricultura orgânica da atualidade no mundo, com uma área que representa 43,3% da área total de plantação de orgânicos no estado de São Paulo e 13% do Brasil.(fonte: Máquina da Notícia -4/02/2002 )

Usina mostra agricultura auto-sustentável

Alunos do ensino médio e fundamental já podem aprender na prática o que são projetos auto-sustentáveis. Para isso, a Usina São Francisco está agendando visitas ao Projeto Cana Verde, maior exemplo de agricultura orgânica do mundo. Cerca de 300 alunos já conheceram o projeto em Sertãozinho, interior de São Paulo. A visita mostra desde a colheita mecanizada da cana-de-açúcar, até o reflorestamento e o controle biológico, que substitui os agrotóxicos. Os estudantes assistem um vídeo sobre auto-sustentabilidade e depois partem para o campo, sempre acompanhados por técnicos da São Francisco. De lá seguem para o laboratório entomológico, viveiro de mudas e ilhas de biodiversidades. No caminho os estudantes podem até encontrar lobos, veados, tamanduás e outros animais selvagens que habitam a usina. No intervalo entre o campo e a apresentação, são servidos lanches elaborados com o açúcar e café orgânicos produzidos no local. Para participar, basta mandar um e-mail para [email protected] com o nome da escola e telefone para contato. Além dos colégios da região, o Equipe e Vera Cruz, ambos de São Paulo, já participaram da aula. (fonte: Máquina da Notícia - 04/02/2002)

 

Soja orgânica gaúcha é embarcada para Europa

Estava previsto para esta quarta-feira (06/02), no porto de Rio Grande, RS, o embarque de 250 toneladas de soja orgânica para a Europa. A soja orgânica é produzida por agricultores associados à Cotrimaio - Cooperativa Agropecuária Ato Uruguai Ltda. Esta será a segunda remessa de soja orgânica pela cooperativa que completa um contrato de 450 toneladas para a Europa. A certificação é conferida pela EcocertBrasil. Os agricultores franceses Jean Pierre Berland, do Instituto Nacional de Pesquisa Agrícola, Marc Dufumier, da Rede de Agricultura Sustentável, e Yves Manguy, presidente da Associação Nacional de Agricultores Produtores de Sementes Crioulas irão acompanhando as sementes e farão a divulgação do trabalho do governo gaúcho como área livre de transgênicos. Isso faz parte do trabalho cooperado entre o Estado do Rio Grande do Sul e a França com o objetivo abrir mercado à soja riograndense e marcar a posição do governo do Rio Grande do Sul na questão dos transgênicos. (fonte: Secr. da Agr. e Abastecimento/RS - 06/02 /2002)

Agroeconotas é um serviço oferecido por Aura Sélvia de Mello Darin <[email protected]> e é enviado a interessados por correio eletrônico. 

Leia Mais:

Mais notícias   Associe-se