Produtores conhecem novidades da agricultura orgânica

 

Toledo - Um grupo de agricultores da região de Toledo participou ontem de um dia de campo no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), onde foram apresentados experimentos com orgânicos. O cultivo de produtos livre de agrotóxicos vem apresentando crescimento nos últimos anos. Segundo dados da Emater, foram colhidas 46 mil toneladas no ano passado. Na safra 1996/97 a região produziu apenas 4,36 mil toneladas.

Os agricultores puderam conferir as pesquisas realizadas em uma área de aproximadamente 5 hectares. O cultivo é realizado em parceria com o Instituto Maithenus de Desenvolvimento da Agricultura Sustentável. São experimentos de milho, soja, mucuna, feijão-de-porco, labe-labe, feijão-mungo, entre outros.

Segundo o técnico agrícola Vitor Hugo Letti, durante o evento também foi apresentada a adubação através de um composto orgânico, que reduz ainda mais os custos, principalmente para a produção de hortaliças e de fruticultura. Ele completa que o composto orgânico é uma forma de viabilizar ainda mais as áreas de cultivo. Para sua formação são utilizados restos de materiais orgânicos com esterco animal. Letti ressalta que outra forma de tornar a terra mais produtiva e a lavoura vigorosa é a utilização da adubação por cobertura. Neste caso, diferentemente das hortas, ele salienta que pode ser utilizada em grandes
áreas de lavoura.

fonte:Folha de Londrina, 30/01/03

Leia Mais:

Mais notícias   Associe-se