Notícias (News) Agriustentavel.com

Página Agrinews - Divulgar notícias diversas recebidas pelo webmaster agrisustentavel.com, aqui você pode enviar-nos notícias que publicaremos caso seja condizente com o objetivo do site.

Fundação seleciona projetos ecológicos

A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza está com as inscrições abertas para o recebimento de propostas de projetos para financiamento até o dia 31 de agosto. Podem participar do processo de seleção organizações governamentais e não-governamentais, que desenvolvam trabalhos ligados à Unidades de Conservação, Proteção da Vida Silvestre e Áreas Verdes. As propostas para a seleção devem ser apresentadas nos formulários que estão disponíveis no site www.fundacaoboticario.org.br

Destruídas 69 toneladas de soja transgênica

Campo Erê - Um acordo entre a Justiça e dois agricultores de Campo Erê, no Extremo-oeste de Santa Catarina, resultou na destruição, hoje, de 69 toneladas de soja geneticamente modificada (transgênica). O produto, avaliado em mais de R$ 50 mil, havia sido testado e analisado no começo do ano e desde antes da colheita era alvo de uma verdadeira batalha judicial, envolvendo os produtores, Antonio Lunardi e Adilson Radin, o Ministério Público e a Justiça. Os agricultores chegaram a conseguir uma autorização para a colheita e armazenagem, mas não obtiveram o direito de comercializar o produto. Em negociações com a justiça, acabaram aceitando a destruição, que foi realizada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc) e pela Polícia Militar de Proteção Ambiental de São Miguel do Oeste. (Marcos Horostecki - especial para AN Agora)

--------------------------------------------------------------------------------

Testes com transgênicos poderão ser liberados
Assessoria de Imprensa
fonte: Canal Rural Online
Incluído em: 27/9/2002

Os testes com plantas transgênicas, proibidos há quase dois anos por determinação de uma liminar da justiça federal, poderão ser liberados nos próximos dias. Uma instrução normativa que regulamenta as novas regras para liberaçãos dos experimentos deverá ser publicada na próxima semana. Antes os testes eram liberados apenas com o consentimento da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, a CTNBio. Agora para serem liberados, terão que passar também pelo consentimento do Ibama, da Anvisa e do Ministério da Agricultura.

Segundo a pesquisadora da Embrapa, Maria José Sampaio, se os testes como o mamão resistente ao vírus da mancha amarela não forem retomados até novembro, as sementes que foram produzidas em 2000 perderão a validade. A produção e a comercialização de produtos transgênicos continuam proibidos no Brasil por decisão judicial.

"O que tem no seu café?" é campanha que será lançada pela CONTAG, CUT e Oxfam Internacionade uma campanha internacional de resgate do café.

Cerca de 25 milhões de produtores de café em todo o mundo estão sendo atingidos pela crise do produto. Seu preço alcançou o valor mais baixo dos últimos 30 anos. Os cafeicultores dos países em desenvolvimento, em sua maioria pequenos produtores em situação de pobreza, estão sendo forçados a vender o café em grãos a preços muito inferiores aos custos que tiveram para produzi-lo. Do outro lado, as quatro grandes torrefadoras - Sara Lee, Kraft, Nestlé e Procter & Gamble - desfrutam de altas margens de lucro, com suas marcas de café que vendem mais de US$ 1 bilhão por ano. Elas são responsáveis, em conjunto com a alemã Tchibo, pela compra de quase metade dos grãos de café produzidos no mundo.

Durante o lançamento será apresentado o relatório "Pobreza em sua xícara: o que há por trás da crise do café". Além de mostrar a profundidade da crise o relatório também apresenta um Plano Internacional de Resgate do Café.

No Brasil, a crise atinge milhares de agricultores familiares e milhões de assalariados rurais. É nosso objetivo chamar a atenção para sua dimensão social bem como apresentar propostas para o debate. Neste sentido, será apresentado o relatório "Café do Brazil: o sabor amargo da crise".

O lançamento ocorrerá no próximo dia 18 de setembro, das 14:30 às 18 horas, no Parthenon Paulista Flat, situado à Alameda Jaú, 409 - São Paulo. Devido ao espaço limitado no local do evento, é necessária a confirmação da sua presença pelo telefone (61) 225-2079 ou por correio eletrônico para [email protected]

Se você estiver interessado (a) em obter maiores informações sobre a campanha "O QUE TEM NO SEU CAFÉ?" ou em receber uma cópia dos relatórios mencionados, entre em contato com o escritório de Oxfam GB, em Brasília:

SCS - Q. 08 - Bloco B 50 - Sala 403 - Edifício Venâncio 2000 - 70333-970
Telefone/fax: (61) 225-2979 - Email: [email protected] ou
[email protected]

Um grande abraço,

Contag, Cut e Oxfam Internacional

Programa:

Apresentação da Campanha O que tem no seu café? e do Relatório Pobreza em sua xícara: o que há por trás da crise do café, por Michael Bailey, Oxfam Internacional.

Apresentação do relatório sobre o Brasil Café do Brazil: o sabor amargo da crise, por José Gerônimo Brumati, Diretor Executivo da CUT - Central Única dos Trabalhadores.

Rodada de comentários por:
Alberto Ercílio Broch, Vice-Presidente da Contag - Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura;
Pedro de Camargo Neto, Secretário de Produção e Comercialização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
Representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (a confirmar);
Maria Emília Brumatti, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colatina, ES.

 

Novo número dos 'Cadernos de Ciência & Tecnologia' Saiu o volume 19, nº 2, maio/agosto/02, da revista editada pela Embrapa

É número temático sobre a agricultura orgânica, com estes artigos:

- 'Uso potencial da análise do ciclo de vida (ACV) relacionada aos conceitos da produção orgânica aplicada à agricultura familiar', de Armando Caldeira Pires, Raimundo Rabelo e José Humberto Xavier.

- 'O processo de conversão de sistemas de produção convencionais para sistemas de produção orgânicos', de Alberto Feiden, Dejair Lopes de Almeida, Vinícius Vitoi e Renato Linhares de Assis.

- 'Agricultura orgânica e comércio justo', de Yara M. Chagas de Carvalho.

- 'Pecuária e agroecologia no Brasil', de Elsio Figueiredo.

- 'Certificação de sistemas de produção e processamento de produtos orgânicos de origem animal: história e perspectivas', de Maria Fernanda Fonseca.

- 'Controle biológico de insetos-praga na soja orgânica do Distrito Federal', de Edson R. Sujii e outros autores.

Na Seção Debate, há dois textos: 'Por que não utilizar uréia como fonte de N orgânico na agricultura orgânica' de Maria Cristina Prata Neves, Helvécio De-Poli, Ricardo Trippia Peixoto e Dejair Lopes de Almeida. O outro texto, 'Uréia: um adubo orgânico de potencial para a agricultura orgânica', é de autoria de Secundo Urquiaga e Eurípedes Malavolta.

Na Seção Resenha, Vanice Dolores Bazzo Schmidt comenta a livro 'Manger Bio' de autoria de Lylian Le Goff, editado por Flammarion, Paris 2001.

Para compra ou assinatura dos CC&T, os interessados devem procurar: [email protected] Para submeter artigos e outras informações, dirigir-se ao Editor: [email protected] ou pelo fone (61) 448-4385.

Site: http://www.sct.embrapa.br


Leia Mais:



SIGA NOS

-->