Agricultura com práticas sustentáveis

Produtores de Macaé estão próximos de obter a certificação Selo Orgânico, do Ministério de Agricultura

Produtores agrícolas de Macaé estão próximos de finalmente obter a certificação Selo Orgânico, do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Iniciado em 2016, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Agroeconomia e 18 agricultores das localidades do Assentamento Celso Daniel, Areia Branca e Imburodo, o processo está em fase de entrega de documentação e a expectativa é que o certificado seja liberado nos próximos meses.

Tendo como base o Códex Alimentarius, também adotado em países da União Europeia, Estados Unidos e Japão, o Selo Orgânico vai garantir que os pequenos produtores possam vender a produção aos grandes revendedores. Isso porque o certificado serve de atestado à organicidade do produto, uma vez que define uma série de parâmetros na lavoura. Entre eles, que o desenvolvimento das plantas foi realizado sem qualquer adoção ou intervenção química, desde o processo de plantação até a embalagem final.

De acordo com o engenheiro agrônomo João Flores, da Secretaria de Agroeconomia de Macaé, para obter o Selo Orgânico, os 18 agricultores da cidade e o poder público municipal se uniram em torno de uma Organização de Controle Social (OCS), que tem funcionado por meio de gestão participativa ela é ainda composta por seis consumidores e três técnicos agrônomos. O grupo, batizado de Macaé Orgânico, se reúne uma vez por mês em uma das propriedades dos produtores rurais participantes.

"Durante os encontros são realizadas avaliações dos manejos orgânicos, demonstrações de técnicas adequadas na visão agroecológica, troca de experiências, além de permutas de sementes crioulas que são variedades desenvolvidas, adaptadas ou produzidas por agricultores familiares", conta João Flores, acrescentando que o principal objetivo é oferecer produtos saudáveis, respeitando o manejo do solo e os recursos naturais, além de possibilitar maior remuneração aos produtores.

Os pequenos produtores rurais de Macaé interessados em obter informações devem procurar a sede da Secretaria de Agroeconomia, localizada no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, na Rodovia Amaral Peixoto, s/n, bairro São José do Barreto ou pelo telefone (22) 2759-5309.

Fonte:O Dia em 06/09/2017


Leia Mais: