Desafios para alcançar uma agricultura mais sustentável


O Desafio Agro na América Latina

 

Primeiro, devemos ter em mente que até 2050 a população mundial deverá crescer para 9,7 bilhões de pessoas, das quais 700 milhões viveriam em áreas rurais.

Nesse contexto, o crescimento econômico projetado para a América Latina até 2050 é de US $ 10 bilhões por ano e, embora seja um número moderado, indica que haverá maior demanda por alimentos. Esta é uma boa notícia para a agricultura porque implica que haverá uma demanda maior pelos produtos que milhares de agricultores cultivam no campo.

No entanto, embora os padrões de investimento na agricultura tenham aumentado, eles não são suficientes para aumentar o acesso suficiente a alimentos, e é por isso que milhões de pessoas ficarão subnutridas até 2030.

A FAO afirma que a expansão das terras agrícolas continua sendo a principal causa do desmatamento . A produção de alimentos e o crescimento econômico têm sido freqüentemente alcançados em detrimento da derrubada de árvores.
Os setores de alimentos e agricultura contribuem significativamente para as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Nos últimos 50 anos, as emissões de GEE (níveis de emissões antrópicas de gases de efeito estufa) da agricultura, silvicultura e outros usos da terra (AFOLU) quase dobraram, e as previsões indicam que elas continuarão a aumentar até 2050.

Nos últimos anos, houve um aumento de pragas e doenças em plantas e animais, o que colocou a segurança alimentar em risco. Da mesma forma, as mudanças climáticas geraram mudanças inesperadas na agricultura. Perdas e desperdícios de produção agrícola, após desastres naturais de médio e grande porte devido a fenômenos meteorológicos, são questões constantes na América Latina e no Caribe.

Por outro lado, o recurso hídrico é um grande desafio ; a extração de água para a agricultura representa 70% do total de extrações desse recurso. A FAO estima que mais de 40% da população rural do mundo vive em bacias hidrográficas com falta de água. Em algumas dessas áreas, entre 80 e 90% da água é usada para fins agrícolas.
Em termos de Paula Carrión, gerente de Agroexportação da Associação dos Exportadores do Peru (ADEX), as mudanças de temperatura geram atrasos nos inícios da produção agrícola, o que ocasiona atrasos nas safras. Além disso, outro importante desafio é o abastecimento de água . “Precisamos de mais projetos de investimento em questões de água”, disse o representante da ADEX.

A América Latina é a região que mais gera perdas e desperdícios em sua cadeia de valor alimentício, nas diferentes etapas. Isso requer uma melhoria na infraestrutura e tecnologias de maior qualidade.

Por outro lado, outro importante desafio é avaliar por quanto tempo as instituições públicas e as autoridades de transporte e saneamento, de controle e regulamentação, demoram a concluir um procedimento no menor tempo possível. Embora seja verdade que um grande avanço tenha sido feito na gestão pública, ainda há um longo caminho a percorrer.

Nesse sentido, os canais de produção e distribuição de alimentos estão mudando. Na América Latina, a agricultura é cada vez mais destinada a empresas tradicionais e pequenos supermercados.

Paula Carrión adverte que os governos estão mais conscientes do consumo de alimentos nutritivos que contribuem para a saúde de seus habitantes. É por isso que acordos de acordos de livre comércio foram implementados que incluem esses aspectos.
Por outro lado, Héctor Carrasco, presidente da Convenção Nacional do Agro Peruano (Conveagro), indica que a agricultura é um assunto fundamental na alimentação dos países, especialmente, daqueles que estão em vias de desenvolvimento. Nesse sentido, fortalecer a estabilidade econômica se torna outro desafio na região, levando em conta os milhões de pessoas que vivem na pobreza, diz ele.

Para Hector Carrasco, é necessário aumentar a força de trabalho, melhorar os processos de produção econômica e humana. “A agricultura deve se tornar uma política estatal dos países para alcançar uma economia sustentável. Nesse sentido, a decisão política é muito importante ”, afirma.

Outra questão que surge como um desafio que a agricultura deve enfrentar na América Latina é a capacitação dos agricultores. O trabalho qualificado é importante para conceber um país que quer crescer a curto e médio prazo. Essas habilidades permitirão gerar vantagens comparativas em outras, disse Paula Carrión.

Produtos Orgânicos e Sustentáveis

Segundo o representante da Conveagro, os produtores de insumos orgânicos devem ser identificados para apostar em uma agricultura mais ecológica e saudável e amiga do meio ambiente. Para isso, Carrasco exige que o trabalho intersetorial seja realizado. Você deve promover produtos naturais. Não é o mesmo comer um produto natural do que outro que recebeu tratamentos químicos.

Carrasco sugere que o trabalho coordenado seja feito entre os municípios, ministérios e entidades privadas. Essa sinergia nos permitirá combinar esforços e obter melhores resultados em menos tempo.

Outro campo de batalha para conseguir que a agricultura se desenvolva em seu potencial máximo é através das universidades. Centros de ensino superior devem priorizar culturas orgânicas e ecológicas em seus planos de estudo.

Uma das vantagens comparativas que a América Latina oferece em comparação com outras regiões é a grande variedade que suas culturas possuem e o alto potencial de produtos orgânicos exportáveis e com alta demanda no mercado internacional.

Na América Latina, as projeções de crescimento são de cerca de 3%, apesar dos obstáculos encontrados. O PIB não deve ser o único indicador, mas a renda per capita, quanto cada habitante realmente percebe. Isso é necessário para medir o crescimento da agricultura na região.

Ambos os especialistas consideram a necessidade de injetar uma alta dose de tecnologia em processos agrícolas que permitam melhorar a qualidade dos produtos e, assim, gerar um maior valor agregado em relação a outros continentes.

https://thecostaricanews.com/challenges-for-achieving-more-sustainable-agriculture/

Por PESSOAL DO TCRN - 9 de julho de 2019

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube