O modelo de agricultura orgânica de Dantewada promete sustento sustentável

O distrito também planeja apoiar a subsistência baseada na floresta através da DMF nos próximos meses.

Ramjatan está feliz e surpreso com a melhora em sua produtividade nas plantações de milho-pimenta nesta temporada. Ele é um dos muitos agricultores da vila de Behnar (Nerli Gram Panchayat) do distrito de Dantewada e outras aldeias vizinhas que adotaram a técnica de Sri Vidhi para produzir painço este ano. Esta é uma iniciativa da Bhoomgadi Organic Farmers Producer Company (FPC), que foi criada pela administração do distrito em 2016 usando fundos fiduciários da Fundação Mineral do Distrito (DMF).

O DMF é um fundo sem fins lucrativos criado sob a Lei de Emenda de Minas e Minerais (Desenvolvimento e Regulamentação) de 2015, com o objetivo preciso de “trabalhar pelo interesse e benefício de pessoas e áreas afetadas pela mineração”. Entre várias questões socioeconômicas e de desenvolvimento humano das áreas e comunidades afetadas pela mineração que as DMFs devem abordar, a questão chave é a subsistência.

O FPC Orgânico Bhoomgadi é uma dessas iniciativas de melhoria de meios de subsistência que ajuda os agricultores afetados pelas atividades de mineração. Do total de 124 aldeias, onde a Bhoomgadi Organic FPC está trabalhando, 20% são diretamente afetadas pela mineração.

Bhoomgadi trabalha em associação registrada. Um total de 2.700 membros agricultores estão atualmente registrados no FPC como acionistas. Além disso, como a FPC adquire vários produtos agrícolas de agricultores locais, indiretamente beneficia muito mais agricultores além dos membros registrados. De acordo com Bhoomgadi, cerca de 10 mil agricultores estão se beneficiando direta ou indiretamente dele.

A Bhoomgadi ajuda os agricultores em vários estágios - desde a semeadura até a aquisição de safras e comercialização de produtos. Ele também opera uma unidade de processamento orgânico e tem seu próprio godown. A unidade de processamento e os godowns foram estabelecidos usando fundos DMF. Além disso, tomou um empréstimo sem juros Rs 53 lakh sob a forma de fundo rotativo e tem que pagar em 10 anos.

"A iniciativa também é direcionada para criar propriedade local e um sistema auto-sustentável", disse Akash Badave, CEO da Bhoomgadi Organic FPC. Para isso, a empresa está criando um grupo de Jaivik Karyakartas que ajuda os agricultores a adotarem métodos orgânicos de cultivo.

Nos próximos dias, o distrito pretende estender ainda mais a operação da Bhoomgadi além dos produtos agrícolas e incluir também o apoio a pequenas florestas produzidas. Dessa forma, as comunidades dependentes da floresta também podem ser apoiadas por tais iniciativas.

O Bhoomgadi é uma iniciativa importante para melhorar a subsistência baseada em recursos locais. Em distritos como Dantewada, que têm vários grãos locais e uma variedade de produtos florestais menores, essas iniciativas são importantes para criar oportunidades de subsistência sustentáveis ​​para as comunidades locais. Tais iniciativas de melhoria de meios de subsistência também são mais apropriadas para comunidades tribais - 70% da população de Dantewada.

O governo de Chhattisgarh também está tomando medidas significativas e atualmente está tentando emendar as Regras Estaduais do DMF para dar mais ênfase ao aumento de meios de subsistência, incluir meios de subsistência baseados na floresta e identificação de pessoas afetadas pela mineração.

Fonte:downtoearth.org (in) por Prashanth S Chinnappanavar em 11 julho 2019 <https://www.downtoearth.org.in/blog/agriculture/dantewada-s-organic-farming-model-promising-for-sustainable-livelihood-65580>

Etiquetas (Categorias - tags)

Leia Mais:



SIGA-NOS

TwiiterfeedFacebook"Whatsapp 88 9700 9062"pinterestlinkedinInstagramYoutube