Prefeitura quer avançar na produção de alimentos orgânicos


O prefeito de Teresina, Firmino Filho, do PSDB, quer avançar no desenvolvimento de  um amplo programa de produção de alimentos orgânicos na capital piauiense. Numa reunião na manhã desta quarta-feira 21, na sede da Prefeitura, com o chefe geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Leite, e o chefe adjunto de Transferência de Tecnologias, Oscar Lustosa Junior, ele sugeriu a construção de um  projeto para apoiar o trabalho já iniciado de transição agroecológica e de produção orgânica da agricultura urbana e periurbana de Teresina.

O projeto, segundo o prefeito, seria elaborado pelos pesquisadores da Embrapa Meio-Norte e técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento. Firmino Filho apontou pontos estratégicos da zona leste de Teresina, como a avenida Nossa Senhora de Fátima e a área próxima à ponte estaiada, como  locais de feiras para venda de  produtos orgânicos, caso o projeto seja materializado. Ele acha também que os alimentos podem vir a ser incluídos na merenda escolar da rede pública municipal.

No encontro, Luiz Fernando Leite e Oscar Lustosa Junior detalharam a carteira de projetos e as ações de agroecologia da instituição no Piauí. O programa Aliança para Inovação Agropecuária, que vem sendo construído com universidades, órgãos estaduais, federais e organizações não governamentais, foi um dos destaque das ações citadas pelo gestor  da Embrapa Meio-Norte.

No âmbito da Prefeitura de Teresina, a Embrapa participa da Comissão Municipal de Transição Agroecológica e Produção Orgânica. A instituição desenvolve também uma parceria de cultivo de hortaliças, em quatro hectares, com moradores dos bairros Buenos Aires e Água Mineral, na zona norte da capital.

 

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI) 
Embrapa Meio-Norte 
meio-norte.imprensa 
Telefone: 86 3198 - 0518

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/


Leia Mais:



SIGA NOS

-->